A avaliação do governo Lula permanece estável desde junho. A avaliação do governo Lula permanece estável, indica pesquisa feita pelo Ibope para o PT. De acordo com o levantamento, 42% dos entrevistados consideram a administração ótima ou boa, 45% avaliam como regular e apenas 11% afirmam que é ruim ou péssima. Outros 2% não souberam opinar. O Ibope ouviu, por telefone, 1.402 eleitores (as) com 16 anos ou mais entre os dias 16 e 20 de dezembro.

Considerada a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, a avaliação do governo Lula permanece estável desde junho, quando a aprovação (ótimo e bom) estava em 43% e a reprovação (ruim e péssimo) em 11%. Na época, a avaliação regular atingia 38% — do total, 8% não sabiam opinar. Em relação a levantamento realizado em novembro, os resultados também oscilaram dentro da margem de erro.

Quando questionados sobre a forma como o presidente Lula governa o país, a aprovação sobe para 73%. Outros 20% disseram desaprovar, e 7% não souberam responder ou não opinaram. De 0 a 10, a administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nota 7 pela maioria dos entrevistados (20%), seguido de nota 8 (19%).

O grau de confiança aumentou em relação à pesquisa anterior. Em novembro, 70% disseram confiar no presidente. No levantamento atual, a porcentagem subiu para 75%.

O índice de aprovação às reformas promulgadas pelo Congresso também é alto: 68% disseram ser a favor da reforma da Previdência, contra 17% que se posicionaram contra e 15% que não souberam responder. Sobre a reforma tributária, 51% são favoráveis, 20% são contra e 28% não souberam responder.

Melhores resultados

De acordo com a pesquisa, os melhores resultados do governo Lula são, por ordem decrescente, o combate à fome e à pobreza (35%), a política externa e relações internacionais (13%), as ações na área da saúde (8%), as ações na área da educação (7%) e a política econômica (7%).Já os piores resultados, segundo os entrevistados, são as ações para reduzir o desemprego (27%), a área da segurança e combate à violência (23%), ações na área da saúde (11%) e combate à fome e à pobreza (6%).

A postura do PT como partido do presidente Lula é considerada ótima ou boa para 40% dos eleitores. Outros 44% consideram-na regular, 11% ruim ou péssima e 4% não responderam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *