“Hoje é um dia histórico para o Brasil. É a primeira vez que um ex-presidente é julgado por tentativa de golpe. É triste para o país viver esse momento, mas é fundamental que a Justiça cumpra seu papel”. A declaração é da deputada Luciana Rafagnin (PT), líder do bloco PT-PDT, sobre o início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de seus aliados, que respondem por conspirar contra a democracia brasileira.

A deputada ressaltou que a tentativa de golpe tinha como objetivo romper com o Estado democrático e até mesmo retomar práticas da ditadura militar. “Não podemos aceitar retrocessos. Conhecemos o que foi a ditadura, que deixou mães sem filhos, filhos sem pais e jovens assassinados e torturados. Reviver isso seria uma tragédia para o Brasil”, declarou.

Luciana criticou a postura do ex-presidente ao não aceitar a derrota nas urnas em 2022. “Quando venceu em 2018, as urnas eram confiáveis. Quando perdeu em 2022, passou a contestá-las e a preparar um golpe. Isso é uma vergonha nacional”, disse.

Para a parlamentar, a democracia brasileira foi colocada em risco por ações de extrema gravidade, inclusive planos para matar o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes. Luciana lembrou ainda que o PT sempre respeitou os resultados eleitorais, tanto nas vitórias quanto nas derrotas, e jamais questionou a legitimidade do processo democrático. 

“Quem não tem força para vencer pelo voto e tenta se manter no poder com golpe mostra fraqueza e covardia. Nós perdemos várias eleições. Nosso partido sempre defendeu a democracia e continuará a defendê-la”, reforçou.

Ao encerrar, a deputada reafirmou sua confiança no Supremo Tribunal Federal e na Justiça brasileira. “Acredito que não deixarão impune quem tramou tamanho golpe. Que este julgamento seja um marco para que nunca mais voltemos a viver sob ameaça de ditadura e possamos celebrar cada vez mais a democracia”, concluiu.