“Quando o Fórum Sindical vem aqui reivindicar, dá a impressão de que estão pedindo algo além do que é de direito, mas estão apenas pedindo o que lhes pertence. E nesses sete anos não tiveram a reposição da inflação”.

A declaração é da deputada Luciana Rafagnin (PT) na sessão plenária da segunda-feira (11) em apoio às reivindicações do Fórum das Entidades Sindicais (FES). Segundo a parlamentar, os servidores estaduais acumulam perdas salariais de 47% nos últimos sete anos, período em que o governo Ratinho Júnior não aplicou a reposição inflacionária prevista em lei.

Luciana ressaltou que outros poderes, como o Judiciário, o Ministério Público e o Tribunal de Contas, já tomam medidas para repor a inflação dos últimos 12 meses, que é de 5,53%, enquanto o Executivo permanece inerte. “Não há nenhuma manifestação do governo. Reforço o pedido para que seja reconhecido esse direito de todos os servidores públicos do Estado”, disse dirigindo-se ao líder do governo na Assembleia Legislativa.

A parlamentar destacou a situação dos aposentados, em especial das mulheres, que representam a maioria. Segundo ela, além de não receberem reajuste, os servidores inativos sofreram desconto previdenciário sobre valores que antes eram isentos. “Essas pessoas estão com dificuldade para comprar medicamentos, para ir ao mercado. É direito delas receber essa reposição. Essas pessoas estão padecendo, o governo precisa se sensibilizar e reconhecer o esforço, o trabalho que essas pessoas já realizaram no nosso estado”, enfatizou.

Luciana pediu que o governador reconheça o trabalho de quem está na ativa e de quem já dedicou a vida ao serviço público. “Não é fazer nada mais do que o direito de todos os servidores: pelo menos dar a reposição da inflação dos últimos doze meses. Isso é uma questão de justiça e de dignidade para todos, sejam ativos ou aposentados”, concluiu.