O desenvolvimento da Agricultura Familiar foi um dos fortes motivos que me fez tomar a decisão de entrar para a vida pública, ainda no ano de 1992, quando fui candidata a uma das cadeiras na Câmara Municipal de Francisco Beltrão. Comecei meu trabalho no movimento sindical, na organização e mobilização das mulheres agricultoras. Lutamos pelo salário-maternidade e por uma aposentadoria.
Ao longo desses anos como vereadora em Francisco Beltrão e como deputada estadual em cinco mandatos, apresentei diversos projetos de lei, emendas e ações em defesa dos agricultores. Alguns já se tornaram lei e outros tramitam na Assembleia Legislativa.
Entre os projetos que apresentei nesses anos de vida pública está a criação de um programa de apoio aos agricultores familiares na área de beneficiamento, armazenamento e comercialização da produção agrícola.
Destaco a importância da agricultura familiar como geradora de mão-de-obra no meio rural e como a grande produtora de alimentos da cesta básica. Mesmo com apenas 24,3% das terras produtivas do país, a agricultura familiar representa 74,4% da mão-de-obra ocupada na atividade agropecuária e garante a segurança alimentar do povo brasileiro.
Durante a pandemia de coronavírus, e das fortes enchentes de outubro de 2023, propus ao governo a compra de leite e derivados da agricultura familiar para doação nas ações sociais do estado.
Projeto de Lei 656/2023 dispõe sobre incentivos para a produção de mudas e sementes orgânicas e à transição agroecológica e orgânica dos agricultores familiares, altera a Lei Estadual 17.134 de 25 de abril de 2012 e dá outras providências.
Projeto de Lei 661/2019 institui a política estadual de redução de agrotóxicos- Peragro e dá outras providências.
Projeto de Lei 122/2013 cria o Fundo Estadual Extraordinário para Erradicação de Brucelose e Tuberculose no Estado.
Projeto 171/2013 Institui a política estadual de incentivo e apoio à construção de cisternas nas propriedades rurais do Estado.
Indicação Legislativa 2300/2013 sugere o pagamento de indenização aos agricultores familiares, cujas propriedades foram acometidas pela tuberculose e brucelose animal no estado do paraná durante o ano de 2013.
Indicação Legislativa 480/2012 sugere ao governador Carlos Alberto Richa a adoção de uma política de reposição de renda que destine aos agricultores familiares paranaenses, que perderam mais de 30% de suas lavouras em função de intempéries climáticas, especialmente a estiagem, o recurso de um salário mensal, por um período de seis meses
Indicação Legislativa 76/2011 Sugere que o governador Carlos Alberto Richa passe a destinar no mínimo 3% do orçamento anual do estado do Paraná para as dotações orçamentárias da Secretaria de Estado da Agricultura – SEAB.
Indicação Legislativa 154/2007 sugere ao governador do Estado a criação de um programa de apoio aos agricultores familiares na área de beneficiamento, armazenamento e comercialização da produção agrícola, conforme especifica.
Projeto de lei 537/2006 institui o programa estadual de apoio técnico financeiro às casas rurais do Estado do Paraná por meio da Arcafar-Sul- Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil.
Lei Sancionada nº 14861 de 2005 determina no âmbito do Estado do Paraná a rotulagem de produtos que contenham transgênicos cuja fabricação tenham sido utilizados organismos geneticamente modificados e dá outras providências.
Projeto de Lei 626/2003 institui que as escolas da zona rural, públicas e privadas do Estado do Paraná deverão dispor de embasamento teórico e prático em agricultura ecológica.
Indicação Legislativa 50/2003 Sugere a criação de um programa de Habitação Rural no Estado do Paraná.
Projeto de lei 626/2003 Institui que as escolas da zona rural públicas e privadas do Estado do Paraná deverão dispor de embasamento teórico e prático em Agricultura Ecológica.
Projeto de Lei 13/2000 cria o Conselho Estadual de Agricultura do Estado do Paraná.