
Uma importante conquista para estudantes das universidades estaduais do Paraná. Aprovamos o projeto que institui o Programa de Segurança Alimentar e Nutricional nas Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), agora com emendas apresentadas por mim e pela deputada Ana Júlia(PT).
O programa visa enfrentar as dificuldades de acesso à alimentação adequada, enfrentadas pelos universitários, especialmente os de baixa renda, e contribuir para a redução da evasão acadêmica por motivos socioeconômicos.
O nosso objetivo é transformar o projeto em uma política pública mais abrangente e socialmente responsável, que garanta alimentos mais frescos para os estudantes enquanto fortalece a economia local e apoia os agricultores familiares.
Uma das principais inovações do texto reformulado estabelece que, nos casos em que as universidades precisem firmar convênios para fornecimento de refeições, a preferência será dada a micro e pequenas empresas, empreendedores rurais e agricultores familiares da região.
Cardápios adequados e diversificados
O projeto aprovado também determina que as universidades devem oferecer refeições nutricionalmente equilibradas e cardápios diversificados, adaptados às necessidades alimentares específicas dos estudantes.
Outra mudança relevante permite que as universidades estaduais possam aderir ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma iniciativa federal que incentiva a compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar, cooperativas e associações rurais.