Alegria receber os alunos do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul de Laranjeiras do Sul, aqui na Assembleia. Eles vieram a Curitiba para conhecer os espaços de política institucional, matéria da disciplina de Antropologia da Política.

Conheceram o nosso gabinete, o Plenário Waldemar Dário e participaram de uma audiência pública que acontecia no Plenarinho sobre o Dia Internacional de Enfrentamento à LGBTIfobia, celebrado em 17 de maio.

“Eu não conhecia a Assembleia ainda e achei uma experiência muito interessante para a gente. Na sala de aula nós falamos sobre ciência política, antropologia política, mas a gente não tem muita ideia de como que funciona, como que são elaboradas as leis. É uma realidade totalmente diferente da sala de aula, então está sendo um aprendizado bem bacana”, disse a estudante do terceiro período de Ciências Sociais, Emilly Tainara da Silva Mohr.

Aos alunos expliquei como é o dia a dia de um parlamentar, falei sobre os meus projetos de lei e como as leis são elaboradas, do papel dos deputados da Oposição e do nosso enfrentamento a projetos como o da privatização das escolas estaduais.

O professor de História, Ricardo Callegari, que acompanhou o grupo, explicou que o objetivo da visita era conhecer mais a dinâmica da construção de leis, da sua execução. “Sabemos que daqui saem leis que impactam muito na nossa vida, questões que a gente debate na sala de aula, mas nem sempre conseguimos perceber elementos que fogem da nossa discussão teórica, Vamos voltar com muito mais conhecimento”.

Visitas guiadas

Quem tiver interesse em conhecer a Assembleia Legislativa do Paraná pode organizar um grupo e realizar uma visita agendada. Para isso, basta entrar em contato com o Cerimonial da Casa de Leis. No momento do agendamento é necessário apresentar um documento (ofício) constando o nome da instituição (se for uma escola, universidade ou organização), contato (nome, telefone e e-mail), grau de escolaridade dos alunos, idade dos visitantes e número de pessoas no grupo. Cada grupo deve ser formado por no máximo por 40 pessoas. As visitas podem ocorrer de segunda-feira à sexta-feira, das 9 às 17 horas. Porém, recomenda-se a visitação entre segundas e quartas-feiras porque são dias em que ocorrem as sessões plenárias. Regimentalmente, as sessões plenárias iniciam às 14h30.

Informações pelo telefone da Coordenadoria de Cerimonial (41) 3350-4007 ou pelo link: http://www.assembleia.pr.leg.br/assembleia/visite-a-assembleia