A Ceasa é uma reivindicação que está incluída nas prioridades da Carta do Sudoeste.

A implantação de uma Central de Abastecimento do Paraná – Ceasa – no Sudoeste foi aprovada, por unanimidade, nesta semana na Assembléia Legislativa. Esta indicação é de autoria da deputada Luciana Rafagnin (PT) e atende uma das reivindicações da Carta do Sudoeste. A proposta, se aceita pelo governador Roberto Requião, será discutida de que forma e em qual município será implantada a unidade. Como é uma indicação, agora depende somente do Governo do Estado para a implantação, diferente de um projeto de lei, que tem um prazo para entrar em funcionamento.

No Paraná são cinco unidades: em Curitiba, Maringá, Foz do Iguaçu, Londrina e Cascavel. As Ceasas são destinadas à comercialização de produtos hortigranjeiros, pescados e outros perecíveis, em todas as capitais brasileiras e nas principais cidades de cada Estado. Com a implantação, o Sudoeste também será beneficiado com uma unidade que atenderá os produtores de toda a região.

Atualmente a Ceasa/PR, com suas cinco unidades atacadistas, ocupa o quarto lugar em relação ao comércio de hortigranjeiros, ficando atrás da Ceagesp de São Paulo, Ceasa de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, com a movimentação em 2002 de aproximadamente 1.095.262,6 toneladas, no valor estimado de US$ 253.677,00.

A deputada Luciana enfoca que estará discutindo com o Governo do Estado qual é a melhor forma de implantar a unidade, visto que depende de investimentos consideráveis por parte do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *