A região Sudoeste escreveu sua história nos últimos 50 anos. Pouco tempo. Pode-se dizer que estamos, ainda, vivendo o pós-migração. É um período de transição, um momento de descobrir vocações para o desenvolvimento

A região Sudoeste escreveu sua história nos últimos 50 anos. Pouco tempo. Pode-se dizer que estamos, ainda, vivendo o pós-migração. É um período de transição, um momento de descobrir vocações para o desenvolvimento. Se fala em vocação agrícola, agroindustrial. Mas uma coisa é certa. O desenvolvimento econômico só se concretiza quando acompanhado do desenvolvimento de serviços, como os de educação, saúde, lazer e moradia.

Na área de educação temos a Unioeste e o Cefet, por exemplo, que marcam essa luta pelo desenvolvimento. Novos cursos, novos profissionais, investimentos, melhores estatísticas de nível educacional. Foi e é uma conquista, apesar de todos os entraves enfrentados na caminhada. Da mesma forma, poderíamos destacar a interiorização da Justiça Federal, que instalou-se em Francisco Beltrão e, mais recentemente, em Pato Branco. Aliás, precisamos lembrar que, em breve, teremos a instalação da Segunda Vara Federal de Francisco Beltrão, que possivelmente deve destinar-se ao Juizado Especial e, sem dúvida, é mais uma de nossas grandes conquistas.

Mas estávamos precisando de um novo impulso. E ele chegou. É o Hospital Regional, cuja instalação marcará a entrada definitiva do Sudoeste no serviço de saúde. Poderemos enfrentar dificuldades, entraves, mas não tem outro jeito. Quem pensa em desenvolvimento sabe que o serviço de alta-complexidade puxa o debate e a necessidade de melhoria de toda a rede de saúde e, por conseqüência, todos os outros setores da economia serão impulsionados. Imaginemos, aqui, que agora fica mais lógica a idéia de a Unioeste colocar na sua proposta de ampliação a instalação de um curso de medicina no campus de Francisco Beltrão. Da mesma podemos falar no sonho de ver construído um Aereoporto Regional. E será assim em todos os setores da economia.

Podemos afirmar, sem receio, que o Hospital Regional é o maior projeto de desenvolvimento do Sudoeste dos últimos anos. A região poderia até se desenvolver sem ele, mas com a sua implantação fica muito mais fácil. Como projeto de desenvolvimento ele se justifica. Mas, a par disso, se justifica ainda mais quando pensamos na melhoria na qualidade de vida dos pacientes e seus familiares, nas oportunidades de tratamento e diagnóstico precoce de doenças, que, por vezes, só a proximidade com um grande centro de saúde proporciona.

É gratificante sabermos que as forças passam a convergir para a sua instalação: governos do Estado, Federal, Prefeitura Municipal, enfim, todos parecem entender a importância do projeto. Mas nesse contexto, não podemos esquecer de fazer jus a uma pessoa que teve importante participação para que tudo isso se concretizasse. Essa pessoa é a deputada Luciana, de quem estou aprendendo muito na minha caminhada política. A sua luta incansável pelo Hospital Regional valeu. Ela demonstrou ter sensibilidade e visão de desenvolvimento.

Não se entregou às críticas. Com determinação e paciência foi avançando no debate. Nem mesmo aparentes derrotas eleitorais a desanimaram. Essa é a atitude que se espera de todos os políticos. Luciana soube ser positiva, demonstrou ter capacidade de negociação e humildade para dividir com a sociedade os aplausos da conquista. Uma conquista deste porte anima a sociedade e a desperta para a importância de outras lutas tão grandes quanto esta, como a Gerência Regional do INSS, o Batalhão do Polícia Militar, Delegacia da Polícia Federal, Procuradoria da Fazenda Nacional entre outras. O comportamento da Luciana servirá de exemplo para quem almeja representar politicamente uma região.

Hoje estaremos votando na Câmara de Vereadores a compra do terreno para a instalação do Hospital Regional. É uma satisfação poder participar de um momento histórico como este. O meu voto será um simples voto, um pequeno detalhe desta grande conquista, mas o fato é que um grande sonho das pessoas que se preocupam com o desenvolvimento e o bem-estar do nosso povo começa a se tornar realidade.

Parabéns Francisco Beltrão, parabéns Sudoeste, e muito obrigado Luciana por sua dedicação.

Autor: Irineu Miller – Vereador em Francisco Beltrão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *