Secretário da Saúde anunciou que o atendimento de alta-complexidade em ortopedia será um dos primeiros a ser credenciados.

As discussões sobre a implantação do Hospital Regional no Sudoeste estão adiantadas. Na sexta-feira o secretário estadual de Saúde Cláudio Xavier esteve em Francisco Beltrão e falou que o Hospital Regional já é uma realidade. O secretário deixou claro que uma nova obra não será construída, mas que o Governo já está analisando uma instituição que esteja funcionando para ser transformada.

A implantação do Hospital Regional é uma lei, de autoria da deputada Luciana Rafagnin, aprovada em 1999, mas que não foi colocada em prática, na época, pelo então governador Jaime Lerner.

Mas com a eleição de Roberto Requião, a esperança de ver a lei cumprida voltou em cena novamente. O governador tem repetido que isso é um compromisso de campanha e também pela necessidade que se faz de um atendimento de alta-complexidade no Sudoeste. Já o secretário de Saúde, Cláudio Xavier, anunciou que a primeira especialidade a ser implantada será ortopedia.

Um dos passos agora é discutir qual a linha que o hospital vai seguir, se filantropia, santa casa ou outra. Para os próximos dias novas discussões estão encaminhadas para agilizar o processo de implantação. Também em breve a Secretária de Saúde divulgará o estudo técnico para saber quais são os serviços de alta-complexidade que deverão ser instalados, além de ortopedia, que já é certo.

Para a deputada Luciana, “é a população que sai ganhando com isso. O sofrimento de muitas pessoas será amenizado, pois com o atendimento desse serviço, não será mais preciso fazer centenas de quilômetros para ser atendido, como em Curitiba por exemplo”.

Luciana reforça essa vitória junto com as entidades e movimentos sindicais que há anos vêm lutando pela implantação do Hospital Regional: “Destaco também o apoio do Governo do Estado que tem dispensado toda a atenção pela saúde do Sudoeste”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *