Maioria entre os eleitores, elas ainda representam uma parcela pequena do poder de decisão da sociedade.

Curitiba, PR (1º/03/2012) – Na próxima quarta-feira (7), durante sessão especial às 14h30, a Assembleia Legislativa do Paraná vai prestar homenagem a diversas lideranças femininas de destaque pela importância ao estado de sua atuação social, política ou profissional. A ideia partiu das parlamentares, que todos os anos coordenam as comemorações do Dia Internacional da Mulher. A sessão legislativa integra o calendário de atividades dos movimentos sociais, do Fórum Popular de Mulheres e da Marcha das Mulheres, que acontecerão de 6 a 9 de março.

Entre as homenageadas, por indicação da deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), estão a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Francisco Beltrão, Daniela Celuppi, também integrante do Conselho Nacional de Juventude, e a coordenadora da União Nacional por Moradia Popular, Maria das Graças Silva de Souza. As deputadas convidaram a primeira-dama do estado e secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, para a sessão especial, juntamente com a secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, Maria Tereza Uille Gomes. Por sugestão do deputado Péricles de Mello (PT), a ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, receberá as deferências da ALEP.

Maioria entre os eleitores, as mulheres ocupam cada vez mais espaços de participação na sociedade e hoje contam com uma visibilidade maior na política e na gestão pública, graças à eleição da presidenta Dilma Rousseff como chefe da Nação. Mas ainda representam uma parcela pequena do poder de decisão da sociedade, a julgar pelo número de mandatos parlamentares nos estados e municípios. Nas entidades da sociedade civil organizada e nos conselhos gestores, a realidade não é muito diferente disso.

Reconhecimento

Ao receber a notícia de que seria homenageada em sessão especial, a agricultora familiar Daniela Celuppi se disse bastante emocionada. “O estado do Paraná é rico em lideranças e mulheres com importância histórica na luta das organizações populares. É um dos melhores presentes da minha vida”, disse. “No espaço sindical, a gente vê com naturalidade a doação de tempo e de trabalho em favor de uma causa coletiva, a contribuição e a responsabilidade social, mas receber esse reconhecimento do Poder Legislativo significa a confirmação de que a opção de vida e de luta que fiz não só é valorizada como vale a pena”, completou Daniela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *