
Sonho realizado!
Estou muito feliz em ter participado nesta sexta-feira, dia 17, da assinatura da ordem de serviço para o início das obras de asfaltamento da linha Santa Barbara ao Assento Missões, no interior de Francisco Beltrão, totalizando 11 quilômetros. Além disso, um trecho de 3 km de asfalto vai interligar a comunidade de Linha Santa Rosa/Km 8 à rodovia PR 483 e ao perímetro urbano.
Esse é um pedido antigo dos moradores e o momento é de muita alegria por poder atender essa demanda de uma importante região do nosso município.
O projeto que vai beneficiar 500 pessoas que moram na região, receberá investimentos de R$ 8,3 milhões e está sendo viabilizado por meio de parceria da prefeitura com a Itaipu Binacional.
O asfaltamento da Linha Santa Barbara ao Assentamento Missões totalizam 11 quilômetros e também vai contemplar as comunidades Água Vermelha e de Lageado Grande.
Essa importante obra é possível graças ao governo federal, que nesse processo, através da Itaipu, realiza políticas públicas e disponibiliza recursos em benefício dos municípios paranaenses. Destaco a participação do Superintendente de Responsabilidade Social da Itaipu, Eduardo Scirea, que lutou ativamente por essa causa.
No assentamento Missões há várias propriedades que se dedicam à produção de leite em média escala e o trecho que será asfaltado era o único faltava para interligar a cidade às principais comunidades do interior.
O asfaltamento desses trechos é a realização de um sonho antigo dos moradores dessas comunidades, que ano após ano sofrem com estradas em condições precárias.

História
Há 28 anos, eu acompanhei a criação do Assentamento Missões. No local havia uma fazenda desmatada, com algum gado e muita dívida no banco. A ocupação foi feita em 27 de maio de 1996, um dia de frio rigoroso, iniciando com 295 famílias. A fazenda Marrecas e a Colônia Missões como era chamada, já pertencia ao Banco do Brasil, e ao Banco do Estado do Paraná, devido as dívidas do proprietário, a empresa Ângelo Camilotti & Cia Ltda.
Das 295 famílias que estavam na ocupação, somente 136 poderiam ficar pois esse era o total de famílias que o espaço poderia comportar, então foi feita uma seleção e as famílias que ficaram de fora para ocupações de outras cidades. Após um ano e sete meses, foi publicado o decreto de desapropriação e a emissão de posse ocorreu em 11/11/1997 e janeiro de 1998. Foi por um sorteio que se definiu qual lote cada família ficaria. Como a área é muito extensa foi dividida em três comunidades: Rio 14, Nova União e a comunidade Santo Agostinho.
Parabéns a todos por essa conquista!!






