Por iniciativa da deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) vai abrir espaço nesta quarta-feira (03/07) para discutir a “Saúde Pública no Paraná”. A audiência pública acontecerá das 9h às 12h no Plenarinho da Alep.
Por iniciativa da deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) vai abrir espaço nesta quarta-feira (03/07) para discutir a “Saúde Pública no Paraná”. A audiência pública acontecerá das 9h às 12h no Plenarinho da Alep. “Queremos perceber os gargalos e as problemáticas existentes para que, em parceria entre a sociedade civil e os organismos do poder público, possamos propor e promover soluções e alternativas”, informou a deputada Luciana. “Tem nos chegado denúncias diversas a respeito do atendimento e da gestão dos serviços, sobre as quais é papel do Poder legislativo e dos demais poderes estarem atentos e cobrarem respostas e saídas possíveis”, completou.
A fim de agilizar os procedimentos, melhorar o atendimento público e diminuir despesas, o governo do Estado do Paraná propôs a criação da FUNEAS – Fundação Estatal de Atenção à Saúde do Paraná, entidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SESA), matéria que foi aprovada pela Alep naquele ano. Havia, na época, ainda a promessa de que a medida representaria ampliação em pelo menos 38% na capacidade de leitos hospitalares do estado, passando a contar com 1.688 vagas, em vez das 1.221 que existiam até então. O contrato de gestão entre a FUNEAS e a SESA foi firmado em agosto de 2016. “Precisamos compreender os gargalos e as possibilidades existentes na gestão da saúde no Paraná e resolver os problemas que lá na ponta atingem a população, usuária dos serviços públicos”, concluiu Luciana.
Entre os organismos e entidades convidadas para a audiência estão a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), FUNEAS, a Comissão de Saúde da Alep, o Conselho Estadual de Saúde, o SindSaúde, o Fórum Popular de Saúde (FOPS), o Ministério Público do Paraná, através do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública e o Ministério Público de Contas.
Autor: Thea Tavares