O distrito, com 600 habitantes, possuía apenas uma linha telefônica para atender os moradores. Depois de aproximadamente quatro anos de luta, o distrito de Barra Grande, Itapejara D’Oeste, finalmente consegue a instalação de linhas telefônicas. Até hoje o sistema telefônico da comunidade funcionava através de um posto com apenas uma linha para atender toda a população, em torno de 600 habitantes. A partir de agora, segundo Ronaldo Masetto, presidente da Associação Pró-Desenvolvimento Comunitário, “100% dos moradores da vila vão ter a sua linha exclusiva”. As linhas já começaram a ser instaladas.

Empolgado Ronaldo diz que “isso é um motivo de orgulho, pois pelo potencial de Barra Grande não dava pra aceitar ainda não termos linha para os moradores. Agora podemos nos comunicar com o Brasil e o mundo sem ter que ficar esperando a linha desocupar”.

A professora Vânia Casiraghi também foi uma das pessoas que esteve na linha de frente desta importante reivindicação. Ela também ajudou na coleta de assinaturas para um abaixo-assinado, documento este que foi entregue pela deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) à Brasil Telecom.

Para a professora Vânia o povo mostrou que é capaz: “Estávamos na idade da pedra sem o telefone nas nossas casas. Agora podemos ter até computador com internet. Sem contar nos grandes avanços que isto vai nos trazer”.

Para a deputada Luciana esta é uma importante conquista da comunidade pois aproximadamente 150 novas linhas serão instaladas. Desde o ano passado a deputada vinha mantendo discussões com a Brasil Telecom para a instalação de novas linhas. Em uma dessas reuniões, o então coordenador dos conselhos de clientes do PR, da Brasil Telecom, Sérgio Luiz Cardoso de Lima, informou que a situação estava complicada e que o distrito não possuía o número de habitantes suficientes para a instalação de tais linhas. A deputada Luciana foi insistente e pediu um recadastramento da localidade.

Durante uma reunião, realizada recentemente, Luciana foi informada pelo consultor da Brasil Telecom Francisco Valério que ainda neste semestre as linhas seriam instaladas. Mas Luciana destaca a organização da comunidade que sempre lutou unida em busca do desenvolvimento: “Esta conquista só foi possível graças a união dos moradores de Barra Grande, a luta incansável por um mesmo objetivo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *