Governo federal reconheceu em tempo recorde situação de emergência e estado de calamidade de Barracão. Município possui cartão da Defesa Civil para compra de alimentos, água potável e colchões, entre outros.

Calamidade

Município possui cartão da Defesa Civil e já está acessando recursos federais para aquisição de cestas básicas, água potável e colchões. Também necessita de telhas e lonas plásticas.

Curitiba, PR (03/10/2012) – O governo federal está socorrendo as famílias desabrigadas de Barracão, município da região da Fronteira do Sudoeste do Paraná, na divisa com a Argentina, distante cerca de 600 Km de Curitiba. Nas últimas 48h, oito comunidades rurais de Barracão foram atingidas por fortes temporais, vendavais e chuvas de granizo, que resultaram em mais de 400 famílias desabrigadas. Devido à gravidade do ocorrido, o governo federal reconheceu em tempo recorde a situação de emergência e o estado de calamidade no município, tanto que esse decreto foi publicado hoje no Diário Oficial da União. Até o final da tarde desta quarta-feira (3), os técnicos da Prefeitura Municipal e dos organismos locais devem concluir o levantamento oficial dos prejuízos.

A deputada estadual Luciana Rafagnin, líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia Legislativa do Paraná, protocolou junto à Defesa Civil do estado um pedido de ajuda às famílias desabrigadas de Barracão. Das 40 mil telhas estimadas até o momento para diminuir o drama das famílias, o governo do estado já está providenciando a destinação de 10 mil. “É necessário buscar socorro emergencial onde for possível”, disse a parlamentar. “Como o município possui cartão da Defesa Civil Nacional, ele acessa recursos que são destinados especificamente para socorrer as localidades brasileiras que são vítimas de catástrofes como essa”, informou. “Passada a fase emergencial, o governo federal atende as famílias atingidas por meio da prorrogação dos financiamentos agrícolas e com crédito especial”, disse Luciana.

Em oito comunidades do interior houve perdas da totalidade da produção agrícola e pecuária, aviários foram totalmente destruídos e animais de pequeno porte, como leitões e cabras, morreram devido à gravidade dos ferimentos causados pelas pedras de gelo. Na cidade, outras 50 famílias também foram afetadas e danos materiais foram registrados em estabelecimentos comerciais e barracões industriais. Grande parte dos desabrigados, alojados em ginásios e igrejas, está se alimento precariamente nas últimas 24h e a comunidade necessita com urgência de donativos, desde alimentos até colchões, cobertores, lonas plásticas e telhas. “A população de Barracão conta com a solidariedade de todos”, disse a deputada Luciana. Para encaminhar doações às famílias desabrigadas de Barracão, as pessoas devem fazer contato com a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Ação Social nos seguintes telefones: (49) 3644-1215 ou 3644-4268, com Emília ou Iara. “Toda ajuda é bem-vinda”, completou.

Jornalista: Thea Tavares (MTb 3207-PR).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *