O recurso será usado na recuperação e preservação de 660 nascentes de água na região. No dia 30 de junho o assessor jurídico da deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), Leones Dall’Agnol, esteve na sede da Petrobrás, no Rio de Janeiro, para acompanhar a liberação do projeto que investirá mais de um milhão de reais no Sudoeste do Paraná.
O projeto, que vai trabalhar a questão ambiental em 660 propriedades de agricultores familiares e na recuperação de nascentes de água, foi elaborado pela equipe de assessoria da deputada Luciana e pela Associação do Centro de Educação Sindical (Acesi), entidade que agrega os sindicatos de Trabalhadores rurais filiados à Fetraf-Sul. Ao todo, 22 municípios serão contemplados com o projeto.
No total a Petrobrás investirá 40 milhões de reais em projetos ambientas em todo o país, dos quais R$ 3.800.000,00 aqui no Estado do Paraná. Para o Sudoeste serão R$ 1.058.000,00 na execução de recuperação de nascentes de água.
Segundo a deputada Luciana, “o objetivo da proposta é promover a sustentabilidade de abastecimento de água para estas famílias, além de recuperar a mata ciliar e fazer crescer a consciência preservacionista, instrumento indispensável para um processo mais global de preservação da natureza”.
“Esta é mais uma conquista das organizações. Sinto-me feliz por ter contribuído para o sucesso deste projeto, pois com isso vamos ajudar na melhoria de qualidade de vida dos agricultores familiares”, completa Luciana.
Luiz Pirin, coordenador da Fetraf-Sul, comenta que “o projeto é uma demonstração de que o Governo Lula está realmente investindo na agricultura familiar. Temos como exemplo a liberação de recursos do Pronaf para a agricultura, que de dois bilhões (do governo anterior), o Lula passou para cinco e agora está disponibilizando mais sete bilhões. Sem contar a preocupação com a habitação rural que, pela primeira vez, agricultores estão tendo acesso a recursos para construir ou reformar suas casas. Agradecemos muito a deputada Luciana, que nos deu condições para a elaboração e aprovação deste importante projeto de desenvolvimento”, finaliza Pirin.