CONQUISTAS – Consolidação de acesso ao crédito com o Pronaf (Pronaf-Mulher, Pronaf-Jovem e outros segmentos) – Ampliação do acesso a terra através do Crédito Fundiário – Garantia de comercialização através do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos – Instituição do PNAE (Programa Nacional da alimentação Escolar) – Implantação da SNPJ (Secretaria Nacional de Políticas para Juventude) – Criação do PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural) – Valorização e fortalecimento das entidades da Agricultura familiar – Seguro Agrícola – Luz para Todos
Assessoria / Sudoeste-PR com informações da Fetraf
Iniciou ontem (21) e segue até sábado (26) a Caravana da Agricultura Familiar da Federação dos Trabalhadores e das Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Estado do Paraná (FETRAF-PR). Dirigentes e lideranças sindicais percorrem seis regiões paranaenses para discutir e ampliar o debate sobre temas que envolvem a agricultura familiar no Estado. A abertura aconteceu ontem em Palmeira, região Centro-Sul do Paraná. A Caravana da Agricultura Familiar tem o objetivo de celebrar o Ano Internacional da Agricultura Familiar decretada pela ONU para 2014 e também demonstrar para a sociedade e governos que a agricultura familiar é uma profissão digna, honrada e que merece ser respeitada e valorizada.
Os temas escolhidos para discussão pela FETRAF-PR devem valorizar a categoria e a melhoria da qualidade de vida no campo através de políticas públicas que realmente impactem e modifiquem a realidade das famílias agricultoras promovendo as condições necessárias à permanência do jovem no campo, a valorização e o reconhecimento das mulheres, a garantia dos direitos conquistados e a ampliação de novos direitos, especialmente previdenciários.
A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) que acompanhou a outra edição da Caravana, em 2001 junto com o ex-presidente Lula estava com agenda programada para participar da abertura, mas devido ao fluxo intenso no trânsito não foi possível chegar a tempo. Luciana deve agora participar do debate em Candói e Capanema.
Veja a programação:
Dia 22 de abril
Na região Vale do Ribeira (em Cerro Azul), debate sobre as COMPRAS INSTITUCIONAIS DA AGRICULTURA FAMILIAR.
Dia 23 de abril
Nos Campos Gerais (em Reserva), a QUESTÃO AGRÁRIA será o centro do debate, de modo particular a simplificação do acesso ao CRÉDITO FUNDIÁRIO e a criação de um amplo Programa de REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA.
Dia 24 de abril
Na região Centro (em Candói), dois temas serão discutidos: a HABITAÇÃO, porque é importante que o Governo repasse, de forma regular, os recursos contratados para a construção das casas; e a criação de um Programa Nacional de Sucessão na Agricultura Familiar, como uma forma de incentivo para que a JUVENTUDE permaneça na atividade rural.
Dia 25 de abril
Na região Noroeste-Oeste (em Guaíra), a questão da ÁGUA será o assunto em debate. A Agricultura Familiar tem o direito a ser recompensada pela água que ela preserva nas nascentes e rios que estão nas suas propriedades, assim como necessita ter garantido o acesso permanente à água para o consumo e para a produção. Às 19h acontecerá um ato em resgate à memória e luta dos trabalhadores do sudoeste do Paraná no auditório da UFFS em Realeza (parceria UFFS e CUT-PR).
Dia 26 de abril
O encerramento da Caravana será na região Sudoeste (em Capanema), tendo como tema a AGRICULTURA FAMILIAR PRODUTORA DE ALIMENTOS E ENERGIA. A garantia de preços justos que garantam renda digna, o acesso à assistência técnica e à comercialização, o apoio à agroindustrialização, a segurança alimentar e nutricional serão os assuntos em discussão.