Só no Paraná, são mais de 36 mil socorristas. Destes, 3.120 são mulheres.
Assessoria/Curitiba
Foi antecipada para esta segunda-feira (07), a comemoração do dia 10 de outubro – Dia Estadual do Motorista Condutor de Ambulância – na Assembleia legislativa do Paraná (Alep), instituído pelo projeto 408/2012, de autoria da deputada Luciana Rafagnin (PT).
De acordo com a autora do projeto que institui a data, trata-se de uma questão humanitária pela valorização e motivação de uma profissão de extrema relevância para a sociedade, bem como retribuir o que esses profissionais da saúde fazem em prol das pessoas, quando se encontram em momentos frágeis de suas vidas. Só o homenageado do dia, sargento Ivani Miguel de Jesus, há 30 anos na profissão, soma mais de 64 mil salvamentos. “Até cheguei atrasado na importante homenagem da deputada Luciana. Mas ainda bem que aqui, é só uma homenagem, porque venho de mais um atendimento de salvamento de vida”, comentou o sargento, ao receber os cumprimentos da deputada, acompanhado dos familiares.
“É uma alegria estarmos comemorando um dia dedicado ao reconhecimento e valorização dos condutores de ambulância, que enfrentam forte estresse emocional, diariamente, lidando com vítimas de acidentes e outros diversos fatores que envolvem também o sofrimento dos familiares. Mais que homenagear, queremos contribuir para a melhoria das condições de trabalho dessa categoria”, ressaltou a deputada Luciana.
O presidente do Sindicato dos Socorristas, Resgatistas. Condutores de Ambulância do Estado do Paraná (Sindesconar), Roberto Alexandrino da Silva (Ceará), participou da homenagem e comenta que a criação do Dia Estadual do Motorista Condutor de Ambulância, tem sido de grande importância para avançar na pauta de reivindicações, e até para a regulamentação nacional da categoria dentro do sistema de saúde. “Temos hoje uma mobilização nacional, com a data do dia 10 de outubro como referência. Estamos com a regulamentação da categoria para ser sancionada pela presidenta e é consenso que, a partir daí, essa mesma data se torne o Dia Nacional do Motorista Condutor de Ambulância”, ressalta Ceará,
Só no Paraná, são mais de 36 mil socorristas. Destes, 3.120 são mulheres. Atualmente, o Sindesconar conta com 272 filiados , sendo que a adesão da categoria ao sindicato, segue sendo item da pauta, que de acordo com Ceará, vem avançando positivamente, a partir do reconhecimento da categoria. Ele acrescenta que o motorista de ambulância, é mais que um simples motorista. Pois, de acordo com a portaria 2.048, precisa ter um curso específico de socorrista, além de curso para a condução de veículo de emergência e exame para Exercer Atividade Remunerada (EAR), no Detran.