No Ministério da Saúde: aumento de R$8,4 milhões sobre o teto financeiro de Média e Alta Complexidade

Eu estive em Brasília nesta quinta-feira, 20, para tratar de diversos assuntos de interesse do Sudoeste. Fui acompanhada por uma comitiva formada pelo prefeito de Francisco Beltrão, Antonio Pedron, o presidente da Câmara de Vereadores, Cidão Barbiero, e o presidente da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB), Rafael Menegotto.

Estivemos no Ministério da Saúde, onde entregamos ao diretor da Secretaria Executiva, Fausto Soriano, um convite para que o ministro Alexandre Padilha participe, em abril, da inauguração do Novo Hospital Geral Intermunicipal Dr. Aryzone Mendes de Araújo. Também entregamos um ofício solicitando um aumento de R$8,4 milhões sobre o teto financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC), para custear ações e serviços de saúde.

Beltrão enfrenta dificuldades, e o repasse atual não é suficiente para cobrir os custeios essenciais, como demandas ambulatoriais, consultas, exames, internações, tratamentos oncológicos e de outras especialidades..

Além disso, participamos de uma audiência com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, onde solicitamos a instalação de uma delegacia da PF em Francisco Beltrão. O pedido foi feito pela vereadora Mara Fornazari Urbano e subscrito pelos vereadores Marcos Folador e Cidão Barbiero.

A presença da PF em Beltrão será fundamental para fortalecer as ações de segurança e facilitar o fornecimento de documentação para a migração de estrangeiros. Atualmente, é necessário se deslocar até Cascavel para esses serviços.

Francisco Beltrão é o município polo do Sudoeste e possui todas as condições para a instalação da delegacia devido à sua localização estratégica. Também mencionei que há demandas relacionadas ao tráfico de drogas, contrabando e descaminho, devido à proximidade com as fronteiras da Argentina e do Paraguai.

As audiências em Brasília foram solicitadas pela ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.