Percentual de brasileiros que vêem a iniciativa como a de melhor desempenho no Governo Lula aprovam subiu de 36% para 42%. Aumentou o número de brasileiros que acreditam que o governo Lula vem obtendo os melhores resultados, dentre todas as suas ações, nos programas de combate à fome e à pobreza. De acordo com pesquisa CNI/Ibope, realizada em novembro, 42% dos brasileiros afirmam que, entre vários outros temas importantes para o país, o governo federal apresenta o seu mais positivo desempenho em ações de combate à fome e à pobreza. O índice é superior ao apurado em setembro, quando 36% dos entrevistados fizeram a mesma avaliação.

Segundo o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, o governo está realizando o possível para ampliar o atendimento à população mais pobre. “As pessoas estão entendendo que estamos no caminho certo”, ressalta. “Mais que uma ajuda para a alimentação e sobrevivência, estamos tentando fortalecer a família como passagem para a cidadania e acesso a outros direitos, como a educação”, acrescenta.

A percepção dos brasileiros sobre os programas implementados pelo governo para combater à fome e a pobreza vem sendo avaliada desde setembro do ano passado. E, desde o começo da rodada de pesquisas CNI/Ibope, a população avalia que as ações do governo estão diminuindo a fome e a pobreza no País.

O Bolsa-Família, programa de transferência de renda do Fome Zero, deve fechar o ano com crescimento superior a 80% em relação ao ano anterior. Em dezembro de 2003, estavam incluídas no programa 3,6 milhões de famílias. A meta é incluir 6,5 milhões de famílias até o final deste ano.

A pesquisa aponta evolução na aprovação positiva do conjunto de ações do governo federal. Em novembro, 41% dos brasileiros avaliaram como ótimo ou bom o governo Lula, um aumento de 4 pontos percentuais em relação a última pesquisa, de setembro, quando 38% dos entrevistados aprovaram o desempenho do governo.

A oitava rodada da pesquisa CNI/Ibope, que entrevistou 2.002 pessoas em dezenove estados em todas as regiões do Brasil, aponta que a boa avaliação das ações do governo em relação ao combate à fome está em primeiro lugar.

As informações são da Assessoria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.(LA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *