Geração de empregos: proposta de implantação de siderúrgica une lideranças políticas locais

Curitiba, PR (23/02/2011) – A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) acompanhou o prefeito de Honório Serpa, Rogério Benin (PDT), o presidente da Câmara Municipal, Romir Ribeiro (PP), e o vereador Rovanir Noll (PT) a uma audiência com o superintendente do Incra no Paraná, Nilton Guedes, para tratar da negociação de um terreno de reserva pertencente ao assentamento Chopim I, que a prefeitura local quer destinar à instalação de uma siderúrgica. A ideia da prefeitura é adquirir um outro terreno nas mesmas dimensões e dentro da mesma bacia hidrográfica para trocar com o Incra a fim de instituir a reserva florestal do assentamento nessa nova área.

A área que interessa à indústria é de aproximadamente 22 hectares e não foi destinada à implantação de lote com vistas à reforma agrária por se tratar de um terreno pedregoso e impróprio para a produção agropecuária. No projeto de instalação da fábrica, os representantes da empresa afirmam que o empreendimento irá gerar inicialmente 80 empregos diretos e estimam que outros 240 postos de trabalho indiretos também sejam criados, que somados correspondem a 10% da população economicamente ativa no município. O interesse por Honório Serpa vem da proximidade da matéria-prima na região e das condições que as autoridades locais oferecem para abrigar a siderúrgica. Os representantes da empresa participaram da negociação no Incra ao lado do deputado estadual Augustinho Zucchi (PDT) e assumiram o compromisso com o órgão do governo federal de apresentar um estudo de impacto ambiental específico para o terreno reivindicado, uma vez que garantem que a atividade industrial em si já possui licenciamento e que a fábrica adota tecnologia para a produção limpa.

O superintendente do Incra solicitou o projeto técnico da obra e disse que a cessão será possível se o prefeito providenciar a permuta por um terreno similar e condicionou o atendimento desse pedido a: oferta de uma área similar e a devida apresentação do licenciamento ambiental. As autoridades locais saíram confiantes da audiência por acreditarem que a implantação da indústria será benéfica ao município: “Honório Serpa já teve uma população estimada em nove mil pessoas e hoje não chega a seis mil habitantes. Precisamos oferecer condições às famílias de continuarem vivendo e produzindo riquezas no nosso município”, disse o prefeito.

Jornalista: Thea Tavares (MTb 3207-PR).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *