Como medida prática, a bancada petista, junto a Alep, e está encaminhando congresso, aprovou requerimento de moção de apoio ao teor original do PNE, garantindo que nenhum prejuízo atinja as APAEs, e que sigam cumprindo normalmente suas funções.
Preocupada com os anseios e dúvidas trazidas pelas Associações dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs), com relação ao novo Plano Nacional de Educação (PNE), a deputada Luciana Rafagnin, líder da bancada do PT, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), convidou o deputado federal Angelo Vanhoni, ex-presidente e atual membro da comissão de Educação da Câmara Federal, que participou da reunião semanal, da bancada, nesta segunda-feira (19), para falar aos deputados a realidade sobre o tema.
De acordo com Vanhoni, a meta 4 do PNE, item que vem causando preocupação aos membros e apoiadores da APAEs, será colocado em votação, com o mesmo teor apresentado inicialmente pela Presidenta Dilma, de acordo com o Programa Viver Sem Limites, proporcionando preferencial e gradativamente a inserção dos alunos ao ensino regular, sempre de acordo com a capacidade técnica das escolas e condições dos alunos. “A proposta não obrigará a inserção, assim como não prevê a extinção dessas instituições que sempre prestaram e seguem prestando importante serviço à sociedade”, ressalta o deputado. Ele acrescenta que a inserção gradativa, já vem sendo feita e com bons resultados, naqueles casos em que alunos e escolas estão aptos.
Como medida prática, a bancada petista aprovo requerimento e está encaminhando ao Congresso Nacional, uma moção de apoio ao teor original do PNE, garantindo que nenhum prejuízo atinja as APAEs, e que sigam cumprindo normalmente suas funções.
“A partir das explicações do deputado Vanhoni, estamos mais seguros em responder aos membros e apoiadores das APAEs, que o PNE será colocado em votação, levando em consideração a necessidade dos alunos que precisam continuar contando com os serviços especializados. As APAEs são fundamentais e não podem sofrer nenhum risco ”, disse a deputada Luciana Rafagnin, reforçando que a moção de apoio já está sendo encaminhada com urgência, uma vez que o PNE será votado nos próximos dias.