A Assembleia Legislativa vota semana que vem as emendas apresentadas à Lei Orçamentária Anual (LOA) e ao Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. É nesse momento que o Governo do Estado define as grandes ações que serão realizados nos próximos quatro anos.
Pensando nisso, apresentei várias emendas para fortalecer o apoio à agricultura familiar, assim como, mais investimentos na proteção às mulheres em situação de violência. Uma das emendas trata, inclusive, da criação em todas as regiões do Paraná, de centros-dia para atendimento à pessoa idosa e também de centros voltados à atenção de dependentes químicos.
Também considero importante a implantação de uma plataforma de informações com o número de pessoas com cada deficiência, síndrome rara e também com serviços voltados às pessoas com deficiência, e a garantia de atendimento às solicitações de medicamentos judicializados.
Esses serviços precisam chegar por meio de um programa estadual, a todas as regiões do estado. É um investimento na qualidade de vida da população paranaense.
Agricultura Familiar
Como líder do Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar, propus que o governo priorize o orçamento para atendimento da agricultura paranaense com prioridade para o fortalecimento da agricultura familiar.
Programas como o de conversão da produção agrícola convencional em orgânica ou agroecológica que contribuem para agregar renda aos pequenos produtores estão na pauta, assim como o programa que garanti o fornecimento de alimentos saudáveis para a merenda escolar.
Vamos também fortalecer ações voltadas ao incremento do programa Compra Direta que beneficie as famílias do campo com investimentos em políticas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para os segmentos da agricultura familiar, camponesa e às comunidades tradicionais.
Estou pedindo, inclusive, a renovação do sistema de integração e dados de riscos e desastres, buscando prevenção e atendimento rápido às famílias em vulnerabilidade e a garantia de distribuição e fornecimento de energia elétrica para os acampamentos da Reforma Agrária e ocupações urbanas.
Infraestrutura
Sobre infraestrutura, apresentei emendas para melhorias na PR-566, que liga a PR 180 à PR-562 entre Francisco Beltrão e Itapejara d`Oeste, com duplicação do trecho.
Em 2022 eu pedi a duplicação do trecho, mas o governo afirmou que não havia recursos para a obra. Vamos ver se agora sai!
Pedimos também, um radar na altura da Comunidade de Nova Seção e asfalto na PR-446, no trecho que liga Porto Vitória à Bituruna.
Também uma demanda antiga dos moradores.
E para entidades filantrópicas do Paraná, destinei R$ 1 milhão que serão divididos para 21 associações recursos que serão utilizados para compra de móveis, veículos, máquinas ou equipamentos necessários para suas atividades.
Como deu para perceber, teremos muitas conquistas pela frente.
Esse é o meu objetivo.