“A construção do colégio é um assunto que vem se arrastando há algum tempo”, afirmou a deputada.
Curitiba, PR (28/03/2011) – Em requerimento protocolado na sessão da Assembleia Legislativa do Paraná desta segunda-feira (28), a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) pede que o governo do estado priorize a obra de construção do colégio estadual Chico Mendes, que fica no assentamento Celso Furtado, em Quedas do Iguaçu. Hoje, a instituição funciona em um barracão e, apesar da reforma feita recentemente para diminuir os riscos aos estudantes, professores e funcionários da escola, o espaço não é adequado para abrigar as salas de aula e nem comporta todos os 650 estudantes das redes estadual e municipal de ensino. Desde 2007, a deputada acompanha a reivindicação dos assentados, que já motivou audiências em Curitiba e Brasília (FNDE) em busca de parcerias para resolver o problema.
“A construção do colégio é um assunto que vem se arrastando há algum tempo”, afirmou a deputada Luciana. “Das três licitações realizadas, apenas na última, feita em 2010, houve interesse de alguma empresa pela obra”, disse. O colégio fica na comunidade Renascer do Assentamento Celso Furtado, o maior da América Latina, onde vivem 1.100 famílias. “Essa obra é da máxima urgência. As crianças estão estudando em um local impróprio, sem as mínimas condições de aprendizagem”, concluiu Luciana.
Paranaenses ilustres
Em comunicado, a deputada Luciana parabenizou Celso Lisboa de Lacerda por tomar posse, nesta terça-feira (29) em Brasília, do cargo de presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Celso Lacerda, que já foi secretário municipal de agricultura de Ponta Grossa (PR), foi também superintendente regional do Incra no Paraná em 2003 e desde 2008 vinha exercendo a função de diretor de obtenção de terras e implantação de projetos de assentamento do órgão, responsável por executar a política nacional de reforma agrária.
Luciana também parabenizou o ex-deputado federal e professor Irineu Colombo pela eleição para o cargo de reitor do IFPR – Instituto Federal do Paraná. Colombo recebeu 77,38% dos votos válidos em urnas espalhadas por 22 municípios.