Acompanha de uma comissão de mulheres da Região Centro do Estado, levei à Secretária Estadual da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, o pedido para construção de uma Casa da Mulher Brasileira e de uma Delegacia da Mulher em Laranjeiras do Sul.

O pedido é o resultado da Audiência Pública que aconteceu no dia 8 de março e discutiu o  combate da violência contra mulher na região.

Somente em 2022, foram expedidas na comarca 310 medidas protetivas, sendo mais da metade delas destinadas ao atendimento das mulheres do município de Laranjeiras do Sul.

Expus à Secretária o número alto de casos de violência na comarca de Laranjeiras, e a falta de um atendimento especializado e mais acolhedor. Muitas vezes, a mulher se sente intimidada numa delegacia comum, sente medo e se constrange, e acaba não fazendo a denúncia.

O Paraná possui apenas a Casa da Mulher Brasileira de Curitiba em funcionamento, com um projeto em andamento para instalação de outra no município de Guarapuava, na região centro-sul, com previsão de conclusão das obras para o primeiro semestre deste ano.

O número de Delegacias da Mulher é insuficiente, com apenas 22 delegacias especializadas para atender aos 399 municípios do estado, o que demonstra um cenário preocupante no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Também falta efetivo para que elas funcionem 24 horas por dia, como determina uma lei federal.

Além do pedido à Secretaria das Mulheres, também enviei ofício ao Ministério das Mulheres solicitando a construção da Casa da Mulher Brasileira em Laranjeiras do Sul. Também serão feitas conversas com a Secretária Estadual de Segurança Pública sobre a implantação da Delegacia da Mulher.

Comigo na agenda a primeira-dama de Rio Bonito do Iguaçu, Olide Bovino; a diretora estadual do Coletivo de Mulheres do MST,Mirian Maria Kunrath e a representante da APP, Solange Pilati Ribeiro.