Secretária estadual de Organização do PT, Zuleide Maccari fez parte da mesa de trabalho do encontro.
Do site do PT- Paraná
Membros do Diretório Estadual do PT no Paraná se reuniram na manhã de sábado (8), em Curitiba, para realizar um debate sobre conjunturas nacional e estadual, PED e finanças, Reforma Política e a Comissão de Ética apresentou o parecer do caso da vereadora Ana Maria Branco de Holleben.
A reunião foi coordenada pelo presidente estadual do PT, deputado Enio Verri, e teve a presença do deputado federal Doutor Rosinha; do presidente da Assomec e prefeito de Pinhais, Luizão Goulart; do secretário nacional de Organização do PT, Florisvaldo Souza, da secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto; do vereador de Curitiba, Pedro Paulo. Demais dirigentes e lideranças estaduais também contribuíram com o debate.
Os projetos desenvolvidos pelo governo federal foram destacados por Enio Verri e, apesar das mudanças realizadas nos 10 anos de governo do PT, o deputado elencou dois desafios que o Partido dos Trabalhadores ainda enfrenta: o aprofundamento do debate político e a conquista de espaço na imprensa. “Como gestores, estamos indo muito bem. Nós fizemos a mudança no Brasil nos últimos 10 anos, não há o que discutir. Temos um governo que avança, que consegue mudar a vida da população, mas ideologicamente a batalha está sendo vencida pela direita, através dos meios de comunicação. Fazer a defesa do governo federal e mostrar os vícios do governo Beto Richa, no caso do Paraná, está na disputa de versões.”
A campanha pela Reforma Política também foi abordada. O PT busca coletar 1,5 milhão de assinaturas para o projeto de lei de Iniciativa Popular. Foram divulgadas metas para cada estado de acordo com o número de filiados. De acordo com Verri, o Paraná deverá alcançar 120 mil assinaturas.
Prefeito no segundo mandato e presidente da Assomec (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba), Luizão Goulart ressaltou a favorável conjuntura ao Partido dos Trabalhadores e a importância de articulação e divulgação das conquistas do governo federal. “Muita gente não se lembra como era o Brasil antes do governo Lula. Temos que divulgar cada vez mais o que era e o que se tornou o país. Temos um ambiente favorável para a campanha do ano que vem.”
Na sequência o secretário de Finanças do PT/PR, Zeno Minuzzo, falou sobre a importância dos Diretórios Municipais estarem em dia com as obrigações financeiras e explicou os procedimentos estatutários para a realização do PED. “Se a regularização não for feita, vamos ter uma baixa renovação das lideranças municipais. Temos que realizar uma boa eleição interna, construir DMs com organização e capacidade para fazer o embate eleitoral no ano que vem e prepara o partido para 2014.” Ele destacou que o zelo pelas finanças deve ser uma tarefa cotidiana dos dirigentes municipais.
Ainda durante a reunião foi apresentado o parecer elaborado pela Comissão de Ética para o caso da vereadora Ana Maria de Branco Holleben, de Ponta Grossa. Por unanimidade, o Diretório aprovou o parecer e a sanção proposta pela Comissão, que recomendou a expulsão da parlamentar dos quadros do partido de acordo com as normas estabelecidas no Estatuto do PT.
Por fim, foram dadas orientações gerais sobre o seminário “O Decênio que Mudou o Brasil”, que será realizado na próxima quinta-feira (13), no Expotrade, em Pinhais. O evento, que é organizado pelo Partido dos Trabalhadores em parceria com a Fundação Perseu Abramo e o Instituto Lula, vai receber cerca de 1,5 mil pessoas para comemorar os 10 anos do governo popular e democrático do PT.