
A deputada estadual Luciana Rafagnin(PT) acompanhou a ministra Marcia Lopes e o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri nas vistorias à obra da Casa da Mulher Brasileira de Foz do Iguaçu. A unidade, que integra o Programa Mulher Viver sem Violência, está sendo implementada com recursos da usina e simboliza o compromisso conjunto do Governo Federal e da Itaipu com a proteção e o fortalecimento da autonomia das mulheres. É a primeira primeira do interior do Paraná e em região de fronteira. ” Programa do governo federal que trará proteção integral, com atendimento jurídico, psicológico e social, para enfrentar também o tráfico e a exploração sexual na região”, destacou a parlamentar.
Durante a visita, a ministra Marcia Lopes destacou a importância da parceria com a Itaipu e o compromisso do Governo Federal com o fortalecimento da rede de proteção às mulheres. “Esse espaço, nessa região tão bonita, não será um lugar de tragédia, mas de proteção e cidadania. É isso que o presidente Lula espera de nós: que possamos ver as mulheres protagonistas, mais protegidas e mais participativas”, afirmou. Márcia também reforçou o empenho do Ministério das Mulheres em acelerar a entrega de novas unidades: “temos hoje 11 Casas da Mulher Brasileira em funcionamento, outras oito em construção e a meta de chegar a 40 até o final de 2026.”
Enio Verri ressaltou que, para além de gerar energia limpa e barata, a Itaipu atua como agente de desenvolvimento sustentável e justiça social no território onde atua. “Dentro da nossa missão de transformar a Itaipu numa empresa humanizada, de estar a serviço da população de Foz do Iguaçu – que é onde nós estamos e temos uma dívida social com essa região – temos também o compromisso de fazer com que o Paraná e, por determinação do presidente Lula, o nosso país, sejam territórios cada vez mais justos e solidários”, destacou o diretor-geral brasileiro da Itaipu.
Com investimento de R$ 9,5 milhão da Itaipu, a obra está localizada na Avenida Gramado, no bairro Vila A, área de fácil acesso, o que reforça seu papel estratégico na garantia de acolhimento e encaminhamento das mulheres em situação de violência.
A ministra também se reuniu com lideranças dos programas socioambientais apoiados pela Itaipu e conheceu o Programa Governança Participativa, que articula inclusão social e sustentabilidade nos territórios da usina.
Conferência Estadual

Luciana também participou da V Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, realizada em Foz do Iguaçu. Com o tema “As mulheres, os territórios e as cidades”, o evento segue até sexta-feira, 31, e vai discutir avanços, desafios e propostas para políticas públicas voltadas às mulheres. Também serão eleitas as 105 delegadas que representarão o Paraná na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.






