Análise de conjuntura, políticas públicas para juventude e o novíssimo Estatuto da Juventude foram temas do evento que aconteceu em Renascença

Da Assessoria

Mais de 200 jovens de 24 municípios do sudoeste do Paraná participaram do Encontro Juventude em Ação no Parque Yara em Renascença. O evento que foi organizado pela administração municipal com o objetivo de apresentar programas e políticas públicas que o governo federal disponibiliza para jovens brasileiros e promover um debate sobre o que pensa e o que quer a juventude da região, tanto do campo quanto da cidade.

Na parte da manhã, durante a abertura todos os pronunciamentos foram de elogio pela realização do encontro. O jovem Daniel Rosaneli fez uso da palavra e convocou a juventude para se envolver e participar mais da política. O presidente da Câmara de Vereadores de Renascença, o jovem vereador Cassiano Fabris também defendeu maior envolvimento dos jovens, inclusive para renovação do quadro político e afirmou que o espaço criado é uma oportunidade que deve ser aproveitada.

A deputada estadual Luciana Rafagnin que apoiou o evento desde o início lembrou que quando começou na Pastoral da Juventude e no movimento sindical era muito jovem e que a caminhada foi bastante dura. Para ela, hoje, apesar do que ainda precisa avançar, muita coisa melhorou. “Precisamos que a juventude se expresse de forma consciente e que saiba o que já é possível modificar através de políticas públicas”, afirmou.

O prefeito anfitrião, Lessir Bortoli fez um discurso de reflexão e questionamento sobre a atuação dos jovens. Segundo Lessir é preciso rever alguns conceitos e perceber que a juventude é fundamental no processo de desenvolvimento dos municípios.

A participação do advogado de Francisco Beltrão Arni Hall foi de análise da conjuntura para entender a realidade de agora. Ele citou alguns pontos problemáticos como saúde e a violência contra jovens e também aquela praticada por eles. Arni defendeu melhorias alcançadas nos dez anos de governo do PT mas estimulou o público presente. “Só temos um caminho: fazer ou fazer alguma coisa pela mudança da realidade”, disse.

Já o representante da Secretaria Nacional da Juventude, Rodrigo Amaral explicou sobre o Estatuto da Juventude, sancionado pela presidenta Dilma Rousseff no dia 5 de agosto fazendo uma relação direta com os programas em diversas áreas. “Quando falamos em políticas para juventude, falamos de um esforço conjunto de vários ministérios. Jovens precisam debater, formar conselhos municipais e dizer claramente o que querem.

Ao final da manhã, o jovem Leandro Czerniaski falou sobre a demanda urbana. “O que percebemos é que muitos grupos ficam marginalizados, precisamos de alguma forma, fazer com que todos os programas cheguem para todos”, expressou. O jovem vereador de Dois Vizinhos, Fernando Calgaroto levantou a demanda dos jovens do campo. “Ainda temos dificuldades no acesso a internet e outras formas de comunicação no interior. Também, precisamos de mais atenção para o transporte de jovens estudantes”, relatou. O vereador de Pato Branco, Rafael Cantu também falou e expôs que o jovem tem muitas demandas e cobrou participação de organizações estudantis.

A tarde, no Centro de convivência dos Idosos teve um momento cultural que contou com a banda Entre Amigos, da Apae de Marmeleiro, do artista plástico Vanto e dos músicos Ubirajara de Freitas (Paraná Blues) e Jota Romanino.

VEJA AS FOTOS

ASSISTA O VÍDEO EXIBIDO NO EVENTO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *