Comitiva chega em Curitiba no dia 17 (2ª feira) e vem conhecer a produção da soja convencional da agricultura familiar. Intercâmbio acontece no único Estado brasileiro declarado área livre de transgênicos

Comitiva chega em Curitiba no dia 17 (2ª feira) e vem conhecer a produção da soja convencional da agricultura familiar. Intercâmbio acontece no único Estado brasileiro declarado área livre de transgênicos (Por Adriane Canan, da Assessoria de Imprensa da Fetraf-Sul/CUT)*

Nesta segunda-feira, 17/10, uma comitiva composta por 34 pessoas, vinda da Europa, chega ao Paraná para uma missão de três dias: conhecer a produção da soja convencional dos agricultores familiares do Estado e acertar detalhes sobre a compra da produção. São representantes de regiões européias já declaradas não consumidoras de soja transgênica. É um passo importante na consolidação de um contato que já vem sendo desenvolvido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-Sul/CUT). De acordo com o coordenador-geral da Fetraf/Sul/CUT, Altemir Tortelli, que esteve na Bélgica no mês passado e acertou detalhes com a comitiva, “trata-se de um momento fundamental para a agricultura familiar, que comprova a viabilidade comercial da soja convencional, numa produção que se caracteriza pelo respeito ao meio ambiente e o trabalhador, o agricultor familiar”.

Para a Fetraf-Sul/CUT, desenvolver um projeto de comercialização de soja não transgênica não significa apenas um negócio, mas a possibilidade concreta de resistência ao avanço tecnológico dos transgênicos e suas práticas de exclusão. A Fetraf-Sul/CUT vem trabalhando numa proposta concreta de viabilização desta comercialização com a Europa. Já estão acertadas várias tratativas de envio de 60 mil toneladas de soja não transgênica no próximo ano, num navio especialmente encarregado de transportar a soja da agricultura familiar. De acordo com o coordenador da Fetraf-Sul no Paraná, Marcos Rochinski, a visita da comitiva européia será importante para que a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar apresente o Estado, as regiões e municípios onde a produção da agricultura familiar e as condições de armazenamento estão de acordo com as condições.

A comitiva vai também ter contatos com Assembléia Legislativa, através da Comissão de Agricultura, que é presidida pela Deputada Estadual Luciana Rafagnin (PT), com Governo do Estado, Federação das Indústrias e diversas entidades do Paraná.

Confira a agenda da visita e os contatos da Fetraf-Sul/CUT:

Todas as informações com: Marcos Rochinski – coordenador da Fetraf-Sul/CUT no Paraná (41)8403-8057 – (42) 3252-2342 Altemir Tortelli – coordenador-geral da Fetraf-Sul/CUT (54) 9923-3249 – (49) 9107-5559 Rui Valença – projeto da soja na Fetraf-Sul/CUT- (54) 9977-0871

AGENDA DA MISSÃO EUROPÉIA NO PARANÁ:

17 DE OUTUBRO DE 2005 (SEGUNDA-FEIRA)

14h30 – Almoço na Federação das Indústrias do Paraná 15h30 – Reunião de trabalho com a Secretaria de Estado da Agricultura do Paraná. 16h00 – Apresentação Walter Bianchini – Secretaria da Agricultura Familiar (MDA) 16h30 – Apresentação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-Sul/CUT), com Marcos Rochinski, coordenador da Fetraf-Sul/CUT no Paraná 17h00 – Apresentação das cooperativas do Paraná

18 DE OUTUBRO – Agenda Separada (dois grupos)

Agenda Política 09h00 – Recepção na Assembléia legislativa do Paraná 10h30 – Reunião de trabalho na Assembléia Legislativa com a Comissão da Agricultura Familiar e Meio Ambiente, presidida pela Deputada Luciana Rafagnin (PT-PR) 12h00 – Coletiva de Imprensa. 13h00 – Almoço (Recanto Nativo – Município de Campo Magro/Região metropolitana de Curitiba). 15h00 – Reunião com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar. (Recanto Nativo) 17h00 – Reunião com a Federação da Agricultura do Paraná. 18h30 – Reunião com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Agenda Econômica 08h00 – Saída para visita a cooperativa IMCOPA. 12h00 – Visita a uma plantação de Agricultura Familiar. (em Campo Magro próximo ao local do almoço). 13h30 – Almoço (Recanto Nativo). 15h00 – Saída para a Federação das Indústrias. 17h00 – Encontros de negócios individuais (rodada de negócios). 20h00 – Fim dos encontros de negócios.

19 DE OUTUBRO

09h30 – Reunião com as agencias de certificação: – Tecpar – Cert Id – Ecocert – Rede ecovida – SGS – Chultz 11h30 – Saída para o Porto de Paranaguá , almoço e visita às instalações.

* Fonte: Jornalista Adriane Canan (assessoria de imprensa da Fetraf-Sul/CUT – SC 00618 JP) – telefone de contato: (49) 9917-0972.

** Comentário:

“isso é muitoooooo bom!” (dimorvan@msn.com)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *