Deputada Luciana cobra da Copel a estabilidade no fornecimento de energia elétrica para o meio rural.

Foto: Dálie Felberg/Alep.

As constantes quedas de luz e interrupções no funcionamento de energia elétrica para as comunidades rurais do Paraná vêm acarretando prejuízos e perdas de cultivos para o setor produtivo do estado, especialmente para a agricultura familiar. Por meio de um requerimento, protocolado nesta segunda-feira (30/11) na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) cobrou da Companhia Paranaense de Energia (Copel) a estabilidade nesse fornecimento.

Recentemente, no Sudoeste do Paraná, produtores de queijo e de leite ficaram mais de 100 horas sem fornecimento de energia elétrica em suas propriedades. Tiveram de descartar a produção e o impacto desses prejuízos é mais fortemente sentido na geração de renda nas pequenas propriedades de economia familiar.

“A maioria dos 350 mil consumidores rurais da energia da Copel é formada por agricultores familiares e esse segmento produz mais de 70% dos alimentos que chegam à mesa da população”, disse a deputada Luciana. “A Copel precisa se responsabilizar e viabilizar melhorias nas linhas de transmissão. Os agricultores estão assumindo o ônus da falta de manutenção e de investimentos na rede”, argumentou a deputada.

Autor: Thea Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *