A área será transformada num novo modelo de assentamento no País.

O ministro da Reforma Agrária Miguel Rosseto e o presidente nacional do Incra Rolf Hackbart estiveram em Curitiba nesta terça-feira para assinar a compra de 25 mil, dos 53 mil hactares da fazenda Araupel, no município de Quedas do Iguaçu, Sudoeste do Paraná, onde estão acampadas 1.500 famílias. O Governo federal comprou esta área para transformar em novo modelo de assentamento no País.

O objetivo é trabalhar com os assentados as técnicas de gestão para áreas específicas como geração de renda, comercialização, qualidade de vida, direitos sociais, infra-estrutura e gestão ambiental.

Já na primeira fase, o projeto prevê o plantio de 5,8 mil hectares para abastecer o programa Fome Zero. Entre as culturas previstas para o assentamento está o plantio de soja orgânica, erva-mate e fitoterápicos, e desenvolvimento da apicultura. Os assentados também vão explorar as áeas reflorestadas com manejo sustentável e também a atividade leiteira e de corte. O novo assentamento deve gerar mais de seis mil postos de trabalhos diretos e indiretos.

Neste assentamento cada família deve receber 10 hectares de terra. A expectativa é que, além da alimentação e moradia, os assentados obtenham uma renda familiar mensal de R$ 500,00. O projeto vai atender aos critérios do novo modelo de reforma agrária do governo, que prevê sistemas de agrovilas onde os agricultores poderão produzir de forma individual ou coletiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *