A área será transformada num novo modelo de assentamento no País.
O ministro da Reforma Agrária Miguel Rosseto e o presidente nacional do Incra Rolf Hackbart estiveram em Curitiba nesta terça-feira para assinar a compra de 25 mil, dos 53 mil hactares da fazenda Araupel, no município de Quedas do Iguaçu, Sudoeste do Paraná, onde estão acampadas 1.500 famílias. O Governo federal comprou esta área para transformar em novo modelo de assentamento no País.
O objetivo é trabalhar com os assentados as técnicas de gestão para áreas específicas como geração de renda, comercialização, qualidade de vida, direitos sociais, infra-estrutura e gestão ambiental.
Já na primeira fase, o projeto prevê o plantio de 5,8 mil hectares para abastecer o programa Fome Zero. Entre as culturas previstas para o assentamento está o plantio de soja orgânica, erva-mate e fitoterápicos, e desenvolvimento da apicultura. Os assentados também vão explorar as áeas reflorestadas com manejo sustentável e também a atividade leiteira e de corte. O novo assentamento deve gerar mais de seis mil postos de trabalhos diretos e indiretos.
Neste assentamento cada família deve receber 10 hectares de terra. A expectativa é que, além da alimentação e moradia, os assentados obtenham uma renda familiar mensal de R$ 500,00. O projeto vai atender aos critérios do novo modelo de reforma agrária do governo, que prevê sistemas de agrovilas onde os agricultores poderão produzir de forma individual ou coletiva.