O município de Erechim (RS) saiu à frente no cumprimento da Lei da Alimentação Escolar (11.947) e já cumpriu o que determina o texto: a aquisição de pelo menos 30% dos produtos de agricultores familiares.

Por Palova Brito

O município de Erechim (RS) saiu à frente no cumprimento da Lei da Alimentação Escolar (11.947) e já cumpriu o que determina o texto: a aquisição de pelo menos 30% dos produtos de agricultores familiares. Foi o que informou o secretário de agricultura e segurança alimentar do município, Eloir Griselli, durante o Seminário de Alimentação Escolar, na manhã desta sexta-feira (9), no Brasil Rural Contemporâneo – VI Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária.

Segundo Griseli, 98% dos agricultores são familiares na região de Erechim. Ele explicou que antes da lei ser sancionada o município já havia decidido por adquirir produtos da agricultura familiar para a merenda. “Foi o primeiro município da região a adquirir da agricultura familiar para alimentação escolar”. Para 2010, o município já executou o planejamento de compra e a discussão da elaboração dos cardápios com ainda mais produtos locais. Cerca de 28 agroindústrias familiares estiveram envolvidas. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) repassou RS 250 mil para Erechim este ano.

Para o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Arnoldo de Campos, a lei 11.947 vai fortalecer os mercados locais e os alimentos regionais, além de promover a diversificação dos cardápios nas escolas. 

Fonte: Portal do MDA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *