A solenidade acontecerá em Brasília, na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), às 9h30.
O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) informou hoje (segunda-feira, 14) que a licitação para pavimentação da BR 487, a famosa Estrada Boiadeira, terá mais um importante passo nesta quarta-feira, quando acontece a abertura dos envelopes com as propostas de preço das 12 empresas habilitadas para o certame. A solenidade acontecerá em Brasília, na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), às 9h30, segundo o Diário Oficial da União (DOU).
“Para muitos que não acreditavam que a Boiadeira fosse acontecer, aí está a resposta. Acredito que dentro de pouco tempo teremos novamente as máquinas trabalhando neste trecho entre Cruzeiro do Oeste e Tuneiras do Oeste, o que nos deixa muito felizes por ver o resultado prático de uma negociação que iniciamos ainda no ano de 2005”, disse Zeca Dirceu.
As obras de pavimentação da Boiadeira chegaram a ser retomadas em 2009, mas uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) impediu a continuidade do trabalho. Com isso, o Governo Federal cancelou os contratos que estavam em andamento e deu início à nova licitação.
“Agora está tudo correto, as várias reuniões que fizemos com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, com o diretor geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot, e com o superintendente do DNIT no Paraná, José da Silva Thiago, deram bons resultados e finalmente temos esta licitação entrando em sua fase conclusiva”, afirmou o deputado.
Ainda segundo Zeca Dirceu, outras autoridades tiveram papel fundamental nas negociações para a retomada das obras da Boiadeira. “Não podemos esquecer o importante trabalho feito pelo Paulo Bernardo, que até o ano passado era ministro do Planejamento, e pela senadora Gleisi Hoffmann, bem como temos que destacar o apoio e o trabalho dos deputados estaduais Nelson Garcia, Fernando Scanavaca, Jonas Guimarães e Marla Tureck”, disse Zeca.
Mais lotes
A licitação atualmente em andamento contempla o lote 3 da Estrada Boiadeira, que vai de Cruzeiro do Oeste a Tuneiras do Oeste, numa extensão total de 18,7 quilômetros. Outros três lotes da estrada estão com projetos em andamento, e até o final de abril deste ano todos devem estar com a licitação publicada no Diário Oficial da União.
O processo relativo ao Lote 2, que vai de Nova Brasília a Tuneiras do Oeste, num trajeto de 20 quilômetros, já foi enviado pela superintendência regional do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) para aprovação em Brasília, e aguarda somente a publicação no DOU.
Outros dois lotes – 1A e 2A, que compreendem o trecho entre Porto Camargo e Cruzeiro do Oeste, num total de 86 quilômetros – estão na fase de ajustes finais e devem ser repassados para Brasília neste mês, para serem publicados no DOU até abril deste ano.
Início das obras
Estão habilitadas para participar da licitação as seguintes empresas: Delta Construções S/A, Consórcio Momento/Iccila, J. Malucelli Construtora de Obras, Construtora Central do Brasil, Setep Construções, Construtora Brasileira e Mineradora (CBEMI), Técnica Viária Construções (TV), S.A. Paulista de Construções e Comércio, Cavalca Construções e Mineração, Trier Engenharia, Construtora Sanches Tripoloni e Consórcio Bandeirantes (TCL).
Segundo a superintendência regional do DNIT, após a escolha da empresa vencedora – pelo critério do menor preço – será aberto o prazo para recursos. Caso não aconteçam contestações judiciais em relação à empresa vencedora, a expectativa do DNIT no Paraná é que as obras no trecho entre Cruzeiro do Oeste e Tuneiras do Oeste comecem ainda no mês de março.