“Não entendo essa vontade de terceirizar tudo, que vem dos governos tucanos. Mal assumem e já querem vender bancos, rodovias”, disse a deputada.
Curitiba, PR (09/08/2011) – A deputada estadual Luciana Rafagnin, líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa do Paraná, protocolou na sessão desta terça-feira (09/08) um requerimento endereçado ao secretário de estado da Saúde, Michele Caputo Neto, no qual pede informações sobre a terceirização de serviços do Hospital Regional do Sudoeste, Walter Alberto Pecoits, que fica no município de Francisco Beltrão. Luciana baseou seu pedido de informações em denúncias feitas pelo Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Pública do Paraná (SindSaúde), que dão conta de que o Laboratório e a Central de Imagens do hospital público estariam repassando exames para a iniciativa privada. “O hospital, conquista que é fruto de décadas de luta da população do Sudoeste, está pronto e equipado. Tem mais de 500 profissionais concursados e nomeados para atender as demandas da região. Foi construído com recursos públicos. Não existe justificativa para querer terceirizar ou privatizar o Laboratório e a Central de Imagens do Hospital Regional”, argumentou a deputada. “Terceirizar serviços é uma alternativa encontrada para quando não se tem equipamentos ou estrutura no hospital”, completou.
Em desabafo, Luciana ainda criticou uma prática recorrente nas administrações do PSDB. “Não entendo essa vontade de terceirizar tudo, que vem dos governos tucanos. Mal assumem e já querem vender bancos, rodovias”, disse a deputada. “Pedimos que o secretário esclareça o modelo escolhido pelo Estado para utilização da estrutura existente no Hospital Regional”, diz o texto do requerimento que a parlamentar do Sudoeste protocolou junto à mesa. “Espero que o governo preste informações sobre os indícios de se começar a privatização do Hospital pelo laboratório, que as denúncias sejam infundadas e que isso jamais aconteça, uma vez que o Hospital Regional é público e deve continuar sendo público”, concluiu.
Os servidores do HRS realizaram uma paralisação esta manhã para demonstrar insatisfação com as condições de trabalho, a jornada cumprida e diversos outros problemas.
Jornalista: Thea Tavares (MTb 3207-PR).