Reduzindo suas atividades, a indústria fecha parcela importante dos 1.300 postos de trabalho na região de Capanema.

Da Liderança do PT na ALEP


A líder da bancada do PT, deputada estadual Luciana Rafagnin, subiu à tribuna nesta quarta-feira,21, durante a sessão plenária, para defender a criação de uma comissão parlamentar que discuta a crise da empresa de abate de aves Diplomata, que suspendeu as atividades na unidade na cidade de Capanema, no Sudoeste do Paraná, e também como fica a situação dos trabalhadores e dos agricultores integrados ao frigorífico. A empresa está em recuperação judicial desde o início de agosto passado e as dívidas da companhia, que constam na antecipação de tutela, são de R$ 400 milhões. As unidades de Londrina, Mandirituba estão temporariamente fechadas.

Ainda segundo a parlamentar, é preciso fazer um alerta ao governo do estado, ao governo federal, para minimizar a crise que vai atingir tanto o campo como a cidade. Em Capanema, o frigorífico é uma das principais fontes de emprego da região. Avicultores relutam em entregar sua produção e não receber. E, sem frangos, a indústria tende a reduzir suas atividades, fechando parcela importante dos 1.300 postos de trabalho na região.

“São muito empregos em jogo, muitas famílias que estão desesperadas com a possível perda do emprego. Acho fundamental que sentamos e formemos uma comissão junto com o líder do bloco agropecuário, deputado Pedro Lupion, e o presidente da Comissão de Agricultura, deputado Hermas Brandão Jr, para ajudarmos o agricultor que sobrevive do campo. Sei que não será simples, mas precisamos encontrar uma solução”, disse Luciana, que em 2009, presidiu a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa.

O pronunciamento de Luciana foi aparteado pelos deputados Nelson Luersen (PDT), Ademar Traiano (PSDB),Adelino Ribeiro (PSL), Enio Verri (PT) e Jonas Guimarães(PMDB).

Autor: Liderança do PT/Laura Sica mtb 4139

OUÇA O ÁUDIO DO PRONUNCIAMENTO DA DEPUTADA LUCIANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *