Projeto que proíbe o plantio dos transgênicos no Paraná é aprovado. Nesta quarta-feira foi votado em terceira e redação final o projeto que veda o plantio, a importação e a comercialização de transgênicos no Paraná e cria o Conselho Técnico Estadual de Biossegurança. O projeto, de autoria da bancada do PT, tem total apoio do governador Roberto Requião. Pelo projeto, a proibição do cultivo tem validade até dezembro de 2006. O Porto de Paranaguá, por exemplo, não poderá ser usado para exportação e importação dos transgênicos e as pesquisas continuarão sendo feitas.
A deputada Luciana, que é uma das autoras do projeto, observa que como a discussão dos transgênicos é muito delicada, é importante que haja precaução. “A precaução é o melhor caminho, pois esse projeto assegura o Estado livre da transgenia”. Luciana lembra que toda a produção da soja convencional já está garantida para a China, “com a transgenia essa comercialização ficaria comprometida e depois não sabemos quais as conseqüências que os organismos geneticamente modificados podem causar à saúde. Por isso é que somos a favor das pesquisas”.
A deputada reforça que “é importante a nossa independência. Não podemos ficar dependendo das multinacionais, com o tempo vamos ter até que pagar hoyalties para obter a semente transgênica”.
Agora só falta o sancionamento do governador Roberto Requião para a lei entrar em vigor.