“A presidente Dilma disse que este governo, terá tolerância zero à violência contra a mulher e estamos trabalhando nisso”, disse a ministra.

Durante o evento para entrega de três unidades móveis (ônibus equipados) para atendimento descentralizado e efetivação da Lei Maria da Penha, realizado, nesta quinta-feira (20), em Curitiba, A deputada Luciana, juntamente com representantes da organização de mulheres da Fetraf-PR, reforçou a importância de mais políticas públicas para as mulheres do Sudoeste, à Secretaria de Política para Mulheres da Presidência da República, Eleonora Minicucci.

Em nome de todas as mulheres do Sudoeste e em especial das trabalhadoras na Agricultura Familiar, a representante da Fetraf, Vera  Dapont, falou à ministra Eleonora, e entregou documento, solicitando mais políticas públicas para as mulheres da região Sudoeste. Ela pediu também, que a região seja incluída no roteiro que receberá o atendimento dos ônibus que foram entregues, um para atender a capital do Estado, região metropolitana e litoral e outros dois para o interior do Estado. “Nossa região é carente de recurso que atendam as necessidades das mulheres agricultoras. Por isso, estamos nos organizando num grande movimento de mulheres, e juntamente com a deputada Luciana, colhendo assinaturas, pedindo a implantação de uma delegacia regional da mulher, ao governo do Estado e demais entidades para que possamos atender essa demanda”, disse Vera.

Ainda na sessão da quarta-feira (19), a deputada Luciana reforçou em pronunciamento na Assembleia Legislativa, a necessidade da criação da Delegacia Regional da Mulher no Sudoeste. “Temos números elevados no Estado que ocupa hoje, o 3º lugar no ranking dos mais violentos contras as mulheres. Sabemos que na Capital, principalmente agora, que foi criada a Secretaria Municipal da Mulher, as políticas estão avançando. Mas no interior, ainda carecemos muito de estrutura para que as mulheres sejam devidamente acolhidas e tenham seus direitos assegurados, em situações que por si só já são humilhantes. Estamos colhendo assinaturas e com a ajuda de todos os senhores deputados, trago a esta casa, a justa e necessária demanda pela implementação da Delegacia Regional da Mulher, no Sudoeste”, ressaltou Luciana.

A ministra Eleonora disse que o roteiro das regiões que serão atendidas pelos dois ônibus que foram entregues à secretária de Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, que representou o Governo do Estado, serão definidos em conjunto pelo Fórum de Mulheres, que deve ter representação de todas as entidades organizadas e pediu que o legislativo seja parceiro do Programa Mulher, Viver Sem Violência, no sentido de fiscalizar o uso dessas unidades móveis, que ao marcarem presença em localidades que antes não contavam com essa possibilidade, facilitarão para que as mulheres que estejam sofrendo violência denunciem.

“Faço um apelo aos paranaenses, homens e mulheres, se vocês souberem de algum violência que esteja sendo feita contra alguma mulher, denunciem pelo 180. A presidente Dilma disse que este governo, terá tolerância zero à violência contra a mulher e estamos trabalhando nisso, fazendo com que a Lei Maria da Penha, seja de fato, implementada em todo o Brasil”, completou a ministra.

Os ônibus vêm equipados com duas salas escritório, cozinha, banheiro e espaço para o translado da equipe multidisciplinar que fará o atendimento especializado e encaminhamento das denùncias trazidas pelas mulheres, além de fazerem um trabalho peventivo de conscientização, por onde passarem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *