Estado não aplica 533 mi para a saúde e entrega micro-ônibus à APAEs, com recursos do governo federal.

Em pronunciamento na tribuna, durante a sessão desta terça-feira (20), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), a líder da bancada petista, Luciana Rafagnin, questionou o Governo do Estado, que de acordo com publicação da Gazeta do Povo, do último dia 16, não aplicou os 12%, constitucionais, na saúde, enquanto aumentou 668,57% em publicidade, conforme aponta o Tribunal de Contas do Paraná.
De acordo com a reportagem, e reforçado por Luciana, o governo investiu apenas 9% em saúde, deixando de repassar R$ 533 milhões para a saúde, o que é sentido sobretudo pelos municípios do interior. “Esses 533 milhões a menos para a saúde, poderia suprir grande parte da carência dos nossos municípios, senhores deputados”, ressaltou a parlamentar.
Link repotagem da Gazeta do Povo: http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?id=1400065
APAEs – A deputada destacou ainda o compromisso do deputado Angelo Vanhoni, membro da comissão de Educação na Câmara Federal, que em reunião realizada ontem (19), com a bancada petista, assegurou que a meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE), será votada com a opção preferencial pela escola inclusiva, e não obrigatória, conforme o setor vinha tendo preocupação. “Tanto o deputado Vanhoni nos assegurou a manutenção do item 4 como preferencial apenas, como também a ministra Gleisi ligou, hoje para a presidente das associações das APAEs do Brasil, reforçando o compromisso com o brilhante trabalho que as APAES realizam”, assegurou Luciana.
A deputada lembrou ainda que o compromisso do Governo Federal para com as APAES pode ser sentido na entrega de 40 micro-ônibus, entregues recentemente pelo Governo do Estado do Paraná, às APAEs, cujo recurso é oriundo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).