Na tribuna do plenário destaquei as ações do Governo Lula que beneficiarão diretamente a população com foco na agricultura familiar, saúde e infraestrutura.

Entre as medidas anunciadas, o Desenrola Rural, programa que permitirá o refinanciamento de dívidas com descontos de até 96%, além de facilitação de acesso ao crédito rural para pequenos agricultores.

Além de agricultores familiares a medida deve beneficiar também pescadores artesanais, povos e comunidades tradicionais, assentadas e assentados da reforma agrária e cooperativas da agricultura familiar que possuem dívidas no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e outras, como cartões e empréstimos nas instituições financeiras, do Crédito de Instalação e dívidas já inscritas na Dívida Ativa da União (DAU), como impostos e outros débitos federais, todas com inadimplência superior a 1 ano.

Desde que assumiu o terceiro mandato, o presidente Lula sempre manifestou preocupação com o endividamento do povo brasileiro. Primeiro criou o Desenrola, para trabalhadores urbanos, e agora vai contemplar os agricultores familiares com o Desenrola Rural. É um programa de extrema importância que vai atender 1 milhão de pequenos agricultores endividados que não conseguem ter acesso a uma nova linha de financiamento ou ao Pronaf, por exemplo.

Saúde e infraestrutura

Também temos que comemorar o avanço do programa Farmácia Popular, que terá todos os 41 remédios de graça para toda a população, incluindo a distribuição gratuita de fraldas geriátricas para idosos e pessoas acamadas.

A ampliação do programa farmácia Popular é muito importante para a saúde da nossa população. Vale lembrar que a partir de agora, a distribuição de fraldas geriátricas também passa a fazer parte do programa Farmácia Popular. Só quem já cuidou de um familiar nessa situação sabe o impacto que isso tem no orçamento de uma família.

Ainda temos na área da saúde e infraestrutura o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que destinará R$ 1,7 trilhão para obras no país, com investimentos previstos para o Paraná. Para 2025, estão planejadas a construção de 800 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 400 unidades odontológicas, 100 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e a entrega de 1.500 ambulâncias do SAMU.

São medidas concretas que mostram o compromisso do presidente Lula com a qualidade de vida do nosso povo. São ações muito importantes na área da saúde e infraestrutura que irão beneficiar e dar dignidade ao povo brasileiro.