
Alegria homenagear a superintendente federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Paraná, Leila Aubrift Klenk, com o troféu Rosy de Macedo, nesta segunda-feira, 10, na Assembleia Legislativa. p Ela é a primeira mulher a exercer esta função no Estado, foi prefeita da Lapa entre 2013 e 2016, e desde 1991 é extensionista do Instituto do Desenvolvimento Rural do Paraná.
Leila tem uma trajetória de mais de 30 anos de trabalho com agricultores familiares, assentados e povos tradicionais. Conhece como poucos as suas necessidades. Foi a primeira mulher eleita para a Prefeitura da Lapa e também a primeira mulher a assumir a chefia do MDA no Paraná.
Ainda segundo a parlamentar, a homenageada é exemplo de compromisso e seriedade, não só conhece bem a realidade da agricultura familiar e camponesa do estado, como tem sensibilidade e profissionalismo para atender às demandas e fortalecer o seguimento produtivo, que tanto anseia por mudanças e pela reconstrução da política pública
Perfil
Leila é formada em engenharia agrônoma pela UFPR, tem especialização em Manejo e Fertilidade do Solo pela Universidade Federal de Viçosa e em Políticas Públicas pela UEPG. É mestre em Ciência do Solo pela UFPR. Desde 1991 é extensionista do Instituto do Desenvolvimento Rural do Paraná, tendo sido extensionista local, na Lapa, e por seis anos assessora técnica no Regional da Emater Curitiba.