O alerta será enviado por SMS no celular da população, que poderá, atravésdo link do site da Polícia Civil acessar o cartaz da criança ou adolescente desaparecido. Foto: Polícia Civil/Paraná

Em janeiro quando eu soube da notícia do desaparecimento da menina Ágatha Saraiva, de 3 anos, em Cascavel, me propus a criar uma lei para que o Paraná tenha um alerta oficial de desaparecimento de crianças e adolescentes.

Ágatha vivia em um lar acolhedor e foi raptada no dia 11 de janeiro pela mãe biológica. Mesmo com toda a repercussão, a criança só foi encontrada 20 dias depois. Ela estava em Minas Gerais, a cerca de 1.200 quilômetros de casa.

Esse caso nos faz pensar em todas as outras crianças e adolescentes que desaparecem todos os dias e que precisam da nossa ajuda para voltar para casa

Então assim que a Assembleia Legislativa retomou as sessões plenárias, nesta semana, protocolei um projeto de lei para instituir o alerta imediato do desaparecimento de crianças e adolescentes através de mensagens de texto aos celulares das pessoas cadastradas no banco de dados do governo do Estado.

O alerta de desaparecimento será enviado por SMS no celular da população, que poderá, por meio do link do site da Polícia Civil, acessar o cartaz da criança ou adolescente desaparecido já utilizado pelos órgãos de segurança pública do Estado.

A internet ajuda na divulgação dos casos, mas também dissemina muita informação incorreta. Com um alerta oficial, a população terá informações confiáveis para fazer a denúncia.

Entre 2018 e 2022, o Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride) resolveu todos os casos de desaparecimentos notificados neste período, graças ao empenho dos profissionais de segurança pública, especialmente na prevenção de novos casos.

Mas mesmo assim há tantos outros casos, que ainda não foram solucionados ou demoraram anos para terem um desfecho, que muitas vezes, infelizmente, é trágico.

Mesmo com todo o empenho, os desaparecimentos continuam acontecendo.

Para vocês terem uma ideia, dados do Mapa dos Desaparecidos do Brasil, mostra que em 2019, o Paraná registrou 2.256 pessoas desaparecidas; em 2020, foram 2.237 casos, e em 2021, outros 2.627, totalizando nestes três anos 7.120 registros. Entre os anos de 2019 a 2021, foram registrados 2.673 casos de crianças e adolescentes desaparecidos no estado, o que equivale a 37% dos casos totais.

Precisamos cuidar de nossas crianças e adolescentes! Eles são o nosso futuro e merecem todo o nosso amor e respeito!