As ginastas da seleção brasileira emocionaram a todos nós com a inédita conquista da medalha de bronze nas Olimpíadas de Paris. Difícil quem não chorou em frente à televisão vendo essa meninas lutadoras, a maioria de origem humilde, chegar onde chegaram.

Na Assembleia propus uma menção honrosa à paranaense Julia das Neves Botega Soares, nascida em Curitiba. Com apenas 18 anos, ela estreou nos jogos olímpicos. É muito orgulho para nós paranaenses, que sabemos da dura batalha que a jovem fez para alcançar essa medalha. O pai da atleta chegou a vender balas na rua para poder custear seus treinos.

Desde 2018, Julia vem se destacando nas principais competições nacionais e internacionais. O primeiro grande resultado internacional foi o ouro na etapa de Baku da Copa do Mundo de ginástica artística, mas ela também subiu ao topo do pódio quatro vezes no Sul-Americano.

Aos 15 anos, ela registrou um novo elemento, uma entrada em vela seguida de pirueta, que foi nomeado como Soares no código da FIG (Federação Internacional de Ginástica). Catalogado em 2021, rendeu o bronze para a ginasta no Pan-Americano de Santiago-2023 e também abriu sua performance de estreia em Paris 2024.

Também vamos homenagear a técnica Iryna Ilyashenko e o coreografo curitibano. Rhony Ferreira. Eles, juntos com Julia, integram o Centro de Excelência em Ginástica do Paraná (Cegin), no bairro Capão da Imbuia, em Curitiba.

Iryna Ilyashenko treina Julia desde seus 4 anos de idade. Nascida na Ucrânia, Iryna vive no Brasil há mais de 20 anos e se tornou uma das principais treinadoras de ginástica do país. Atualmente, dentro da seleção brasileira, a técnica é uma das responsáveis pela parte artística das provas das brasileiras ao lado do coreografo Rhony Ferreira.

Rhony Fereira foi responsável pela coreografia do solo apresentado por Julia Soares. A apresentação contou com uma mistura de música francesa e pagode, ao som “Cheia de Manias”, do Raça Negra, e de “Milord”, da cantora francesa Édith Piaf. É lindo demais!!!

Desde sua fundação, o Cegin tem se destacado como referência no treinamento de ginastas e espaço de treinos de grandes nomes da modalidade como Daiane dos Santos, Daniele Hypólito, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Rebeca Andrade. Além da ginasta Julia Soares, o Centro de Excelência em Ginástica do Paraná também enviou para Paris, como reserva de Julia, a atleta paranaense Carolyne Pedro.

Parabéns a todos os atletas que com muita resiliência, esforço e renúncia pessoal estão em Paris representando a nossa bandeira!

Minha torcida a todos vocês!!!!!!!!!