Deputada classifica campanha chapa-branca de desfiliação, promovida pelo governo do estado, como “investida antissindical, contrária aos interesses e direitos dos trabalhadores”.

Na sessão parlamentar da última segunda-feira (10), a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) prestou solidariedade à APP-Sindicato, entidade que há mais de 67 anos representa trabalhadores em educação no Estado do Paraná, professores e funcionários de escolas. Aproveitando o pronunciamento do seu colega parlamentar e ex-presidente da APP-Sindicato, deputado Professor Lemos (PT), que denunciou uma campanha chapa-branca de desfiliação, promovida pelo governo do estado, Luciana manifestou repúdio a essa investida que classificou como “antissindical, contrária aos interesses e direitos dos trabalhadores”.

Por meio de uma mensagem eletrônica a professores e diretores de escolas, difundida por e-mail, representante do governo do estado convocou as pessoas a fazerem um “trabalho silencioso de desfiliação da APP-Sindicato” até o dia 13 de novembro e informou que a campanha se dava “a pedido dos (…) superiores”. Professores que receberam o tal e-mail e se indignaram como uso do cargo e horário de trabalho para a promoção desse ataque à APP, denunciaram e informaram ainda à direção da APP que a mensagem era acompanhada de formulários, nos quais oferecia-se, inclusive, ajuda jurídica para quem atendesse ao chamado para se desfiliar da entidade sindical.

Luciana repudiou os ataques do governo contra a representação dos trabalhadores em educação e declarou que, durante seu mandato parlamentar, acompanhou “muitas lutas, conquistas e vitórias da APP para a categoria”. “Foram muitos os ataques sofridos, mas essas pedras de agora servem para edificar ainda mais esse sindicato e a defesa dos trabalhadores em educação”. A entidade sindical levou a denúncia ao conhecimento do Ministério Público do Paraná, à Justiça do Trabalho e à Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A APP-Sindicato foi fundada em 1947 e possui cerca de 80 mil associados. É o maior sindicato de trabalhadores do Estado do Paraná e está entre os seis maiores do País. Além de professores e funcionários das escolas estaduais, a entidade representa a categoria em negociações com 200 municípios paranaenses. “A APP podem contar com meu apoio e solidariedade”.

Áudio desta matéria: https://soundcloud.com/liderancapt/lemos-destaca-atuacao-da-app-sindicato-e-repudia-ataques-a-entidade

Foto: Sandro Nascimento/ALEP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *