
É uma satisfação saber que os 42 municípios do Sudoeste vão receber mais de R$100 milhões do programa Itaipu Mais que Energia.
Junto às prefeituras, participei de conversas para que esses recursos fossem liberados e aplicados em saneamento ambiental, energias renováveis, manejo de água e solo, além de obras sociais, de infraestrutura e comunitárias.
Em todo o Paraná, são quase 900 milhões distribuídos em 395 municípios.
É o governo Lula através da Itaipu Binacional reforçando o compromisso com o meio ambiente e com os municípios paranaenses.
O impacto dessas boas práticas socioambientais vai melhorar e muito a vida de quem mora na cidade e principalmente no campo.
Para vocês terem uma ideia, através desses recursos, os municípios poderão diminuir o escoamento superficial de solo no meio rural, aumentar a capacidade de infiltração de água no solo, reduzir riscos de contaminação de águas superficiais e melhorar a infraestrutura viária rural.
Outra coisa, todos os municípios do Sudoeste terão asfalto novo, além de maios quilômetros de estradas, recuperação de nascentes e a construção de terraços, para evitar a perda do solo.
E não para por aí não, o lixo urbano terá melhoria na infraestrutura de coleta, processamento e destinação de resíduos. Além disso, serão construídos sistemas de energia fotovoltaica com geração total chegando a 42.149 kW em horários de pico – o equivalente ao consumo de uma cidade com aproximadamente 100 mil pessoas.
São ou não são ótimas notícias?
Meu muito obrigada ao diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, ao diretor de coordenação Carlos Carboni, ao assessor da diretoria de coordenação, Eduardo Scirea, e à assessora de Responsabilidade Social, Fiorinda Martins Moreira Pezzatto, pelo empenho e carinho dedicados ao Sudoeste.

