O DIA DE MOBILIZAÇÃO PELOS DIREITOS DA MULHER é uma demonstração clara de responsabilidade compartilhada entre os poderes.
Da assessoria – Curitiba – com informações da Secretaria Municipal da Mulher
No Dia de Mobilização pelos Direitos da Mulher, realizado em Curitiba, no último sábado (24), na Praça Andrade, a assessora Edna Dantas, representou a deputada Luciana Rafagnin, que é atuante na defesa dos direitos e no combate da violência contra a mulher. A deputada Luciana participou desde a idelização da ação, em parceria com as colegas deputadas, através da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e demais instituições realizadoras.
Muitos serviços sociais foram oferecidos no local, além de encaminhamento de situações de violência, trazidas por mulheres que vêm nesse tipo ação, um espaço seguro para consultar especialistas e tratar de casos de violência que elas próprias vinham enfrentando, ou alguém de suas relações.
De acordo com o Mapa da Violência 2012, estudo realizado com base nas notificações de violência contra a mulher do Sistema Único de Saúde (SUS), Curitiba é a quarta capital brasileira em mortes de mulheres, o Paraná é o terceiro estado nesse ranking de homicídios femininos e Piraquara, a segunda cidade do Brasil. Entre os cem municípios brasileiros que registram maiores índices de violência contra a mulher, onze são paranaenses e sete estão localizados na Região Metropolitana de Curitiba.
De acordo com a deputada Luciana, que institui o dia 13 de agosto, como o Dia Estadual da Igualdade, Dignidade e Defesa da Mulher, por meio de projeto que tramita na Alep, o enfrentamento da violência contra as mulheres exige no mínimo essa disposição e esse compromisso de todos nós, especialmente de gestores públicos e autoridades dos serviços de atendimento às mulheres em situação de violência.
O Dia de Mobilização Pelos Direitos da Mulher é uma realização:
Tribunal de Justiça do Paraná – CEVID
Prefeitura de Curitiba – Secretaria da Mulher
Governo do Estado
Universidade Federal do Paraná
Com o apoio de: OAB-PR, Ministério Público, Defensoria Pública do Paraná, UniBrasil e Itaipu Binacional.