É a primeira vez que o Ministério da Educação realiza discussão sobre esse tema. O MEC (Ministério da Educação) realiza, pela primeira vez, uma ampla agenda cultural e educativa no mês de novembro, quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro, data que marca os 308 anos de imortalidade de Zumbi dos Palmares. A agenda tem início nesta segunda, 17.
Segundo a assessoria do MEC, a iniciativa está inserida na proposta de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem entre suas metas a inclusão social e o combate ao preconceito racial. A programação inclui palestras, debates, apresentações de música, poesia e dança, artesanato, fotografias e filmes.
A mostra dará ao público a oportunidade de ver obras importantes sobre a contribuição dos negros à cultura brasileira, como o filme Atlântico Negro – Rota dos Orixás, que será apresentado na quinta-feira, 20, seguido de debate com a presença do diretor Renato Barbieri. O filme é ganhador de nove prêmios, inclusive no Festival de Cannes, na França.
Também na quinta-feira, haverá o lançamento do documentário Quilombo-Quilombola, dirigido por Franca Vilarinho Cardoso e Maria Coeli Almeida Vasconcelos.