Brasília – O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, disse hoje (25) que o Programa Luz para Todos vai levar energia elétrica para dois milhões de pessoas até o final de novembro. Segundo ele, até o momento foram beneficiados
Extraída do site da Agência Brasil – http://www.radiobras.gov.br/ Irene Lôbo Repórter da Agência Brasil
Brasília – O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, disse hoje (25) que o Programa Luz para Todos vai levar energia elétrica para dois milhões de pessoas até o final de novembro. Segundo ele, até o momento foram beneficiados 1,6 milhão de pessoas em todo o país.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), o programa do governo federal Luz para Todos teve início em 2004 e tem o objetivo de levar energia elétrica para mais de 12 milhões de pessoas até 2008. “Nós, até o momento, já investimos no programa mais de R$ 2 bilhões, a meta é investir R$ 9,5 bilhões”, disse o ministro após em entrevista coletiva concedida às emissoras de rádio da Radiobrás (Rádio Nacional AM de Brasília, Nacional AM do Rio de Janeiro e Nacional da Amazônia OC). A entrevista foi transmitida ao vivo e contou com a participação de jornalistas de emissoras parceiras.
Rondeau ressaltou que o público-alvo do programa são famílias com renda inferior a três salários-mínimos que morem na zona rural. Segundo ele, 84% das famílias atendidas pelo programa preenchem essas condições. O ministro também lembrou que a chegada da energia elétrica em municípios rurais facilita a integração de outros programas do governo federal, além de melhorar os serviços de saúde, educação, abastecimento de água e saneamento. “A partir do momento em que se faz uma ligação elétrica, o usuário recebe uma conta com endereço, o que é um atestado de cidadania para ele poder abrir, por exemplo, um crediário”, afirmou Rondeau.
A prioridade de atendimento do programa Luz para Todos, segundo o ministro, são: comunidades atingidas por barragens, municípios com índice de presença de luz elétrica inferior a 85%, municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), locais públicos, pequenos empreendimentos que utilizem energia elétrica, populações que vivam perto de unidades de conservação ambiental, comunidades indígenas, quilombolas e projetos de eletrificação rural por demanda coletiva.
Ainda sobre o programa Luz para Todos, Silas Rondeau disse que o governo vai antecipar em sete anos a meta de universalização da energia elétrica no país, de 2015 para 2008, quando todos os municípios brasileiros deverão ter acesso à energia elétrica.