Luciana Rafagnin passou por sete cidades e deixou sua mensagem, lembrando a luta pela garantia de direitos das mulheres.

 De Francisco Beltrão

Durante o último final de semana cerca de três mil pessoas, na maioria mulheres, estiveram reunidas em diferentes municípios da região sudoeste para comemorar o Dia Internacional da Mulher (última sexta-feira, 08/03). A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) cumpriu agenda em sete municípios. No sábado participou de eventos em Itapejara D´Oeste, Francisco Beltrão (Rio Tuna) e Cruzeiro do Iguaçu. No domingo a deputada passou por Realeza, Pérola D´Oeste (Linha Vitória) Pranchita e Verê.

As programações foram realizadas pelas APMIs, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, entidades da agricultura familiar e Clubes de Mães. Um dia festivo, porém de reflexão. “O 8 de março é um dia de luto e de luta pelas mulheres que perderam a vida e aquelas que ainda estão na luta  pelo espaço da mulher”, afirma Luciana. Ela enfatizou a importância da organização da mulher e de algumas conquistas. “O Hospital Regional está hoje no sudoeste porque surgiu no debate das mulheres agricultoras através dos movimentos e entidades. O acesso a moradia através de projetos de habitação também avançou porque a mulher se preocupa com o lugar onde está com seus filhos”, relata.

Além disso, a parlamentar considera importante a preocupação com a saúde da mulher. Ela lembra que além dos homicídios e da violência contra a mulher, o câncer de mama também é responsável por um alto índice de mortes. “Precisamos nos cuidar, procurar a prevenção e fazer valer nosso direito à saúde. No Ceonc temos um mamógrafo que pode atender diariamente a muitas mulheres de toda a região”, alertou durante os pronunciamentos para as mulheres.

GALERIA DE FOTOS


Larissa Mazaloti – Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *