Luciana pede explicações ao governo estadual sobre a destinação de recursos federais para as obras de socorro às vítimas

Curitiba, PR (14/11/2012) – A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná nesta quarta-feira (14) para cobrar do governo do estado explicações sobre a destinação dos recursos que a Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração liberou ao Paraná para obras emergenciais nas comunidades rurais do Litoral do Paraná, atingidas em março de 2011 por catástrofes causadas pelas enchentes na região. Há quase dois anos das tragédias, famílias de agricultores continuam vivendo em abrigos, sem condições de voltarem para suas casas que estão tomadas pela lama e entulhos; estradas, acessos e pontes destruídos não foram reconstruídos. O assunto foi motivo de várias reportagens nos últimos dias, inclusive nos telejornais locais, com imagens atualizadas do drama das famílias, em função do medo das pessoas com a intensificação das chuvas nessa região.
O protesto e a cobrança da deputada se deve também ao fato de que a Prefeitura de Paranaguá denuncia que o governo federal fez o repasse para o Estado do Paraná, no valor de R$ 15 milhões para os municípios atingidos, especialmente Antonina e Paranaguá, e, destes, R$ 5 milhões para a reconstrução de nove pontes nas comunidades rurais de Paranaguá, mas o governo estadual não realizou as obras por causa de entraves na burocracia do processo licitatório. “Quase dois anos depois, é lamentável que as famílias ainda estejam vivenciando esse drama e todo o sofrimento, apesar do dinheiro para as obras já terem sido liberados”, disse Luciana.

Carreiras dos técnicos-administrativos, indicação paranaense e aniversários municipais
Luciana aproveitou o pronunciamento de hoje (14) para saudar os dirigentes sindicais que participaram da sessão para acompanhar a votação da mensagem do executivo que dispõe sobre as carreiras dos professores e técnicos-administrativos das universidades estaduais. Também lembrou a recente indicação da Presidenta Dilma para o procurador paranaense, Sérgio Luiz Kukina, ocupar a vaga de ministro do STJ – Superior Tribunal de Justiça, que é reservada a integrantes do Ministério Público. Kukina disputou com 51 candidatos até integrar uma lista tríplice para escolha da Presidenta da República. Ele obteve apoios importantes no estado, como o das bancadas federal e estadual do PT e de todos os parlamentares paranaenses, além de autoridades dos poderes Executivo e Judiciário. A indicação de Dilma, agora, será submetida à tramitação no Senado Federal. Entre os municípios em que Kukina atuou na década de 80 e nos anos 90 como procurador do MP-PR estão Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, que ficam na região Sudoeste.
A deputada Luciana lembrou que muitos paranaenses comemoram no dia de hoje a emancipação política de seus municípios, e para homenageá-los parabenizou a população do município em que reside, Francisco Beltrão, representando todos os demais.

Áudio do pronunciamento: http://soundcloud.com/liderancapt/luciana-pede-explica-es-ao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *