Os empresário apóiam a condução da atual política econômica brasileira. Pesquisa divulgada pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) mostra que os empresários estão otimistas com a perspectiva da economia em 2005 e que apóiam a condução da atual política econômica. Em relação a 2005, 72% dos entrevistados disseram que estão confiantes de que o ano será positivo para os seus negócios, contra 11% que disseram estar pessimistas.

Foram entrevistados 416 empresários entre os dias 29 de novembro e 6 de dezembro, e a margem de erro da pesquisa é de 5 pontos. Cerca de 8% escolheram a resposta “muito confiante” e 2% disseram estar muito pessimistas.

Para 50% dos empresários o volume de negócios em 2005 será maior que o de 2004 e 13% apostam em aumento acentuado. Do total, 28% disseram que vai haver estabilidade e 7%, queda.

Em relação à atual política econômica do governo, 3% disseram que ela é ótima, 46% disseram que ela é boa e 15%, que é regular. O índice dos que disseram que a política econômica é boa supera o resultado da sondagem feita em março passado, quando o índice foi de 36%. Mas há reclamações em relação principalmente à taxa de juros. Para 80% dos empresários, o nível atual da Selic afeta negativamente os seus negócios.

Não houve esse consenso em relação à recente valorização do real frente ao dólar. Para 50%, a queda do dólar tem efeito negativo sobre seus negócios, enquanto que para o restante, ou esse comportamento não afeta, ou ajuda as suas operações. (PT Nacional)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *