É o primeiro de uma série de cursos que serão realizados em 2005. A Secretaria de Estado da Educação realizou curso de capacitação para que educadores possam identificar crianças superdotadas e com altas habilidades em sala de aula. É o primeiro de uma série de cursos que serão realizados em 2005. “É necessário dar suporte metodológico aos professores e supervisores da rede estadual num caso específico como este e é importante investir nessas crianaças”, afirma a coordenadora de Ensino Especial da Secretaria, Angelina Matiskei, lembrando que em 2003 foram feitos cinco treinamentos e 2004, mais três.

Nesse mês de março o treinamento foi direcionado aos diversos conteúdos necessários para distinguir uma criança superdotada, repassando conceitos, mitos, como proceder na aceleração de um aluno, adaptações curriculares necessárias para suprir as suas necessidades. Rita de Cássia Monteiro de Barros, técnica pedagógica responsável pelas Altas Habilidades/Superdotação, na Secretaria, reconhece que é necessário instalar salas aula com recursos semelhantes as que existem no Instituto de Educação de Curitiba. Para o professor do Colégio Estadual Amintas de Barros, em Pinhais, Nelson de Oliveira, é importante observar as potencialidades das crianças e saber motivá-las dentro da escola. “Precisamos adequar a escola para poder desenvolver as habilidades nesses alunos”.

A psicopedagoga Fabiane Chueire reforça que é importante não desperdiçar o talento dessas crianças. Participaram dessa capacitação, representantes dos núcleos das regiões metropolitanas, de Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá, Toledo e União da Vitória.

A próxima capacitação será em abril com temas sobre identificação e avaliação das necessidades educacionais especiais, adaptações curriculares e medidas de intervenção pedagógica.(AEN)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *